Sábado é Dia Internacional da Capivara - Caarapó Online

CAARAPÓ - MS, quinta-feira, 10 de outubro de 2024


Sábado é Dia Internacional da Capivara

Sábado é Dia Internacional da Capivara, animal que virou “xodó” de Curitiba

Publicado em: 14/09/2024 às 07h16

Jornal do Paraná

No dia 14 de setembro é celebrado o Dia Internacional da Capivara. As capivaras acabaram se tornando animal símbolo de Curitiba. Elas nem sempre estiveram no Parque Barigui. Historicamente, foi somente algumas décadas atrás que os primeiros exemplares apareceram e se instalaram nos parques de Curitiba (PR), atraídos pela abundância de água e comida.

Mas, acabaram se tornando símbolo da cidade a partir de uma brincadeira nas redes sociais da Prefeitura de Curitiba, também conhecida como Prefs, em 2013. O posts da Prefs, inicialmente no antigo Twitter, se tornaram entre as mais populares do Brasil com postagens bem humoradas. Ela ficou famosa por sua informalidade e pelo uso de memes de capivara, que suavizavam os posts, e acabaram viralizando e se tornando símbolo da Prefs na rede e depois da própria cidade.

Hoje, as capivaras estão entre as espécies mais amadas em Curitiba e até viraram bichinhos de pelúcia vendidas nas lojas #CuritibaSuaLinda e em outros empreendimentos comerciais. Também inspiraram doces e salgados no seu formato, como pasteis e coxinhas. Em 2016, ganharam até uma exposição. Grandes capivaras feitas de fibra de vidro fizeram parte da exposição Capi Parade, promovida pelo Shopping Palladium.

Quantas capivaras habitam em Curitiba

A Prefeitura de Curitiba, desde 2015, intensificou o monitoramento das capivaras na cidade. Em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e com a Unidade de Vigilância de Zoonoses da Secretaria Municipal da Saúde, pesquisadores do Museu de História Natural Capão da Imbuia vêm monitorando as populações de capivaras na cidade.

As capivaras são animais silvestres nativos e que vivem há muito tempo no curso dos rios, mesmo aquelas que agora se encontram em condição urbana. Elas são, portanto, animais protegidos pela Constituição Federal (artigo 225) e pela Lei Federal 9605/1998 (Lei de Crimes Ambientais).

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, por meio do departamento da Pesquisa e Conservação da Fauna, monitora as 188 capivaras que existem na capital paranaense. (Com informações da Prefeitura de Curitiba)

Festa para as capivaras

Em comemoração ao Dia Internacional da Capivara, o Shopping Estação que tem o simpático animal como mascote, realiza a Festa da Capi. O sábado terá uma programação aberta ao público e gratuita com oficinas e cortejo da capivara mais fofa da cidade, a Capinista.

“Essa data não poderia passar em branco por aqui, o Estação é mais do que um shopping no coração de Curitiba, temos orgulho de celebrar os símbolos da capital paranaense, e a capivara já é praticamente um patrimônio cultural. Nossa mascote Capinista estará por aqui no sábado, alegrando adultos e crianças”, conta Allison Rodrigues, gerente de Marketing do Shopping Estação. Tudo isto em Curitiba (PR)

Das 14h às 17h, as crianças podem participar da oficina de miçangas, poderão fazer pulseiras e correntes com miçangas e incluir o nome da Capinista em suas criações. A atividade é indicada para pequenos de dois a 12 anos. O atendimento será por ordem de chegada, em frente ao Museu Ferroviário.