Governo de MS recebeu R$ 137 milhões para ações contra incêndios no Pantanal
O anúncio do recurso foi feito durante reunião com Ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet
Publicado em: 13/07/2024 às 06h30Depois do Governo de Mato Grosso do Sul anunciar na quinta-feira (11.07) que não há mais incêndio florestal ativo no Pantanal, uma importante medida foi tomada para evitar que eventos como esse voltem a acontecer. O bioma contará com mais R$ 137,6 milhões para as ações de prevenção e combate aos incêndios florestais.
O trabalho, que já é realizado em parceria entre os governos Estadual e Federal, agora vai receber recursos federais extras. A medida provisória que trata sobre a liberação dos recursos foi publicada no Diário Oficial da União na sexta-feira (12.07).
O recurso para as atividades, envolvem o combate direto ao fogo por terra e ar, aquisição de equipamentos e suprimentos, transporte e logística, entre outros trabalhos de apoio. O montante vai ser gerenciado pelo MMA (Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática), MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública) e Ministério da Defesa.
O anúncio do reforço foi feito pela Ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet durante uma reunião com os secretários estaduais Jaime Verruck (Meio Ambiente e Desenvolvimento), Flávio César de Oliveira (Fazenda) e Ana Ali (Procuradoria-Geral). Na ocasião, Jaime Verruck destacou a importância desse recurso.
"É com esse recurso aprovado na medida provisória que serão mantidas as operações federais, fundamentais para a gente. Toda estrutura prossegue em função dessa medida provisória, então é uma notícia extremamente importante e fundamental para que continue toda a estruturação da Operação Pantanal 2024", explica o secretário Jaime Verruck.
De acordo com dados do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais do Departamento de Meteorologia da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) do começo do ano até 9 de julho, 594 mil hectares foram queimados no Pantanal Sul-mato-grossense. O número corresponde a 6% do total de 9 milhões de hectares da região pantaneira no Estado. As ações de prevenção e combate aos incêndios florestais no Pantanal continuam em Mato Grosso do Sul mesmo com a queda dos focos ativos na porção do bioma localizada no Estado.