Forte massa de ar frio ingressa no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira - Caarapó Online

CAARAPÓ - MS, sábado, 13 de julho de 2024


Forte massa de ar frio ingressa no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira

Cidades sob inundações terão temperaturas abaixo de 5°C

Publicado em: 12/05/2024 às 17h04

METSUL

A MetSul Meteorologia alerta que uma forte massa de ar frio ingressa no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira. Será a primeira incursão de ar frio de maior intensidade deste ano no Sul do Brasil, uma vez que o outono tem sido marcado por temperatura muito acima da média e escassos dias de temperatura baixa.

Além das pessoas que estão fora de suas casas também há uma preocupação, com os voluntários e forças públicas ainda participando de resgates nas águas no momento em que os rios voltam a subir. É certo que pessoal voluntário e de emergência sofrerá com hipotermia nas águas, aumentando a necessidade dos chamados cobertores de emergência.

Esta massa de ar frio marcará o começo, na prática, do inverno no Rio Grande do Sul porque a partir desta semana o número de dias de frio vai aumentar muito e as jornadas de temperatura baixa tendem a ser bastante frequentes nas próximas duas a três semanas.

TEMPERATURA PERTO DE 0ºC EM ÁREAS SOB ENCHENTES

O frio vai atuar no Rio Grande do Sul durante toda esta semana e será mais persistente na Metade Sul gaúcha, uma vez que na Metade Norte deve voltar a chover com mínimas mais altas no final da semana.

Na Campanha, fronteira com o Uruguai, Oeste e Sul, o frio mais intenso deve ser sentido a partir da madrugada de terça. Até o final da semana, então, as mínimas serão baixas com marcas ao redor de 0ºC a 2ºC no meio da semana. Terça, sexta e sábado devem ter mínimas abaixo de 5ºC.

No Centro do estado, na região de Santa Maria, as madrugadas mais frias devem ser as de quarta e quinta, antes da volta da chuva. Os termômetros podem atingir 3ºC a 5ºC. No Noroeste, a madrugada mais fria será a de quarta com 5ºC ou menos em vários pontos.

Na Grande Porto Alegre e nos vales, regiões mais castigadas por enchentes, esfria mais a partir da terça. As madrugadas de quarta e quinta serão as de menor temperatura. Na maioria dos locais, faz entre 6ºC e 8ºC na quarta e 5ºC a 7ºC na quinta. A temperatura cai mais em outros pontos da área metropolitana e dos vales, em zonas rurais, com 3ºC a 5ºC no meio da semana. Em Porto Alegre, o frio também será mais sentido de terça em diante. Pode fazer 8ºC a 10ºC na quarta e 6ºC a 8ºC na quinta, mas em pontos do Sul e do Leste da cidade esfria mais e as mínimas podem cair a valores ao redor de 5ºC e menos.

Na Serra, esfria demais na terça e as temperatura seguem baixas no restante da semana. A quarta deve ter marcas de 0ºC a 5ºC cedo da manhã na região, conforme a altitude e os microclimas locais (baixadas e topos). As tardes de terça por nuvens e instabilidade serão muito frias. Nos Aparados, o frio se instala na terça e a quarta pode amanhecer com marcas abaixo de zero, as primeiras do ano na região. Aquece na quinta e terá chuva no final da semana.

FRIO TRARÁ GEADA

A massa de ar frio vai proporcionar condições favoráveis para geada na maioria dos dias desta semana na Metade Sul gaúcha, onde o frio será mais persistente durante a noite. Por isso, regiões como a fronteira com o Uruguai e a Campanha devem ter mais noites de geada e de intensidade moderada a forte em alguns pontos.

Mais informações acesse o LINK 

https://metsul.com/forte-massa-de-ar-frio-avanca-para-o-brasil-e-atingira-areas-das-enchentes/