O que esperar do El Niño no mês de março - Caarapó Online

CAARAPÓ - MS, terça-feira, 16 de abril de 2024


O que esperar do El Niño no mês de março

A tendência para este mês de março é de gradual enfraquecimento do El Niño, mas o fenômeno deve persistir durante todo o mês.

Publicado em: 02/03/2024 às 06h14

Metsul

O mês de março, começou com o fenômeno El Niño ainda atuando no Oceano Pacífico Equatorial, com intensidade no limite de moderada a forte. Março será o oitavo mês com condições de El Niño presentes no Pacífico, uma vez que o episódio atual do fenômeno foi declarado em junho do ano passado.

A tendência para este mês de março é de gradual enfraquecimento do El Niño, mas o fenômeno deve persistir durante todo o mês. A perspectiva no entendimento da MetSul é que o fenômeno atue com intensidade moderada durante grande parte do mês de março, ou seja, com anomalias entre 1ºC e 1,4ºC.

Segue o prognóstico da MetSul Meteorologia de que o atual evento de El Niño deverá chegar ao fim em meados do outono, possivelmente entre abril e maio, seguindo-se um período de neutralidade (-0,4ºC a 0,4ºC) no Pacífico Equatorial Central que tende a prevalecer na segunda metade do outono e talvez ainda até o começo do inverno. No segundo semestre, condições de La Niña devem estar presentes.

Embora enfraquecendo, o El Niño ainda pode gerar eventos extremos. Isso porque os seus impactos no Sul do Brasil tendem a ser maiores nas estações de transição, ou seja, outono e primavera. Como o outono meteorológico (trimestre março a maio) se dará sob efeito de El Niño, há risco de períodos de excesso de chuva.

Segundo a última projeção da Universidade de Columbia, dos Estados Unidos, as probabilidades indicam a persistência do fenômeno El Niño nestes últimos dias do verão, uma transição para fase de neutralidade ao longo do outono e o retorno do fenômeno La Niña no final do outono ou durante o inverno.