Rússia autorizou a importação de carnes bovinas e de aves do Brasil - Caarapó Online

CAARAPÓ - MS, domingo, 3 de março de 2024


Rússia autorizou a importação de carnes bovinas e de aves do Brasil

Ministério da Agricultura anuncia mais cinco novas plantas para exportação

Publicado em: 11/02/2024 às 05h48

Elaine Oliveira

A habilitação de mais cinco plantas para exportação de carnes bovinas e de aves para a Rússia foi anunciado pelo Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária).

A decisão foi comunicada pelo Serviço Federal de Vigilância Veterinária e Fitossanitária da Federação da Rússia (Rosselkhoznadzor) e é resultado de uma rigorosa auditoria realizada no Brasil, a primeira está em andamento desde 2015 e foi concluída em dezembro de 2023.

Ampliando assim as oportunidades de exportação para o mercado russo, a auditoria resultou no levantamento de restrições temporárias que pesavam sobre o fornecimento de produtos de origem animal de determinadas unidades de produção nacionais.

A nova habilitação inclui a expansão das atividades de produção de algumas unidades, incluindo o abate e desossa de aves, produção de subprodutos e gorduras avícolas, e produção de farinha de origem animal. Adicionalmente, unidades que já possuíam licenças para exportação de carne bovina tiveram suas capacidades ampliadas, fortalecendo a posição do Brasil como um dos principais fornecedores de carnes e produtos de origem animal para a Rússia.

Em 2023, as exportações de carne bovina e de aves do Brasil para a Rússia alcançaram o valor de US$ 306 milhões, o que corresponde a 24% do total das exportações brasileiras para esse mercado.