Governo quer aumentar percentual do biodiesel no diesel, diz ministro Alexandre Silveira - Caarapó Online

CAARAPÓ - MS, domingo, 3 de março de 2024


Governo quer aumentar percentual do biodiesel no diesel, diz ministro Alexandre Silveira

Governo quer aumentar percentual do biodiesel no diesel para 25%, diz ministro Alexandre Silveira

Publicado em: 11/01/2024 às 05h25

Raphaela Dias

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse na terça-feira (09.01)que o governo quer aumentar para 25% a mistura do biodiesel no diesel. Sem data prevista para atingir o percentual a mudança aconteceria por meio do projeto de lei sobre o "combustível do futuro", em análise pelo Legislativo, informou.

A mistura do biodiesel ao diesel hoje é de 12%, e a partir de março passa a ser de 14%, saltando para 15% em 2025.

Este cronograma não é o original. Em dezembro, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) antecipou o calendário. Originalmente, o percentual obrigatório subiria um por centro ano até chegar 15% em 2026. Agora, com a mudança, os 14% começam a valer em março. E a mistura de 15% foi antecipada para 2025.

A declaração do ministro foi feita durante a reestruturação do Selo Biocombustível Social, um programa para estimular a produção de matéria-prima para biocombustíveis a agricultura familiar, especialmente nas regiões Norte, Nordeste, Semiárido brasileiro, além do Norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha.

Os produtores enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) conseguem o selo e, por meio dele, incentivos como tributos menores. Ao lado do ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, anunciaram investimentos de R$ 740 milhões a partir de abril, e de R$ 1,6 bilhão, a partir de 2025

"O Selo Biocombustível Social é um instrumento fundamental, que já garantiu a participação de mais de 54 mil agricultores familiares na cadeia de produção do biodiesel", disse o ministro Silveira.