Procon de Caarapó alerta para fraudes no Programa Voa Brasil
Golpistas já têm criado sites e perfis em redes sociais e estão enviando links por aplicativos de mensagens e SMS, passando-se pelos gestores da iniciativa para lesar pessoas.
Publicado em: 01/12/2023 às 09h42O Procon de Caarapó, órgão de proteção ao consumidor, está alertando a população sobre golpes no programa Voa Brasil, do governo federal. O Voa Brasil é um programa do governo federal para oferecer passagens aéreas a preços reduzidos aos consumidores brasileiros, que ainda se encontra em fase de definição de regras e não tem data para ser implementado, mas já é um dos meios que os golpistas estão utilizando para roubar dados e dinheiro dos cidadãos.
De acordo com o Procon, os golpistas já têm criado sites e perfis em redes sociais e estão enviando links por aplicativos de mensagens e SMS, passando-se pelos gestores da iniciativa para lesar pessoas.
Reportagem publicada no portal da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (leia em: https://shre.ink/TxfI) é bem didática sobre o assunto. Segundo a publicação, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) emitiu o Ofício-circular n.º 15/2023/GAB-SENACON/SENACON/MJ direcionado aos Membros do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor alertando sobre estes sites e links fraudulentos que estão fazendo uso do Programa Voa Brasil.
De acordo com a reportagem, o Ministério de Portos e Aeroportos, responsável pelo Voa Brasil, emitiu um alerta para que, caso o cidadão receba qualquer mensagem vendendo passagens ou solicitando o preenchimento de cadastros, faça uma denúncia pelos canais de atendimento ao usuário do ministério:
Pela internet: Fala BR
Por e-mail: [email protected]
Por telefone: (61) 2029-8090
O Procon Municipal de Caarapó reforça o alerta sobre mais esta ameaça de fraude associada ao programa "Voa Brasil" e faz algumas recomendações, orientações e dicas para evitar mais esta fraude.
Como identificar possíveis ameaças?
- Desconfie de mensagens ou e-mails não solicitados que solicitem informações pessoais.
- Não clique em links suspeitos, especialmente se a fonte for desconhecida.
- Verifique sempre a autenticidade das mensagens oficiais antes de fornecer qualquer informação.
Recomendações:
- Não compartilhe informações pessoais ou bancárias por meio de links não verificados.
- Caso tenha dúvidas sobre a legitimidade de uma mensagem ou link, entre em contato diretamente com a fonte oficial.
- Utilize software antivírus e mantenha-o atualizado para proteger seu dispositivo contra malware.
Caso identifique atividades suspeitas, o importante é relatar às autoridades;
- Denuncie imediatamente qualquer atividade suspeita às autoridades locais.
- Se possível, informe à equipe de suporte do programa "Voa Brasil" sobre a situação para que possam tomar as medidas apropriadas.
A segurança de nossa comunidade é uma prioridade. Fiquem atentos, protejam suas informações e colaborem para manter nossa comunidade segura.