Lula convoca ministros nesta sexta-feira para fazer balanço de atuação - Caarapó Online

CAARAPÓ - MS, domingo, 3 de março de 2024


Lula convoca ministros nesta sexta-feira para fazer balanço de atuação

Publicado em: 03/11/2023 às 08h50

G1

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne nesta sexta-feira, dia 03 de novembro, com os ministros da área de infraestrutura do governo. O encontro acontece no Palácio do Planalto, a partir das 9h30, e vai reunir Lula, o vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB) e outros nove ministros.

A reunião foi convocada por Lula para fazer um balanço do trabalho dos ministérios, além de discutir a situação de obras. O Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) também pode ser pauta.

Veja quem participa:

Vice-Presidente da República, Geraldo Alckmin (MDIC);

Ministro da Casa Civil, Rui Costa;

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad;

Ministro dos Transportes, Renan Filho;

Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa;

Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira;

Ministro das Comunicações, Juscelino Filho;

Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes;

Ministro das Cidades, Jader Filho;

Ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta.

Esta é a segunda reunião de Lula com os ministros da área de infraestrutura do governo em 2023. O presidente também já reuniu os chefes de outras pastas em reuniões setoriais, como os da área de bem estar social e economia e trabalho, por exemplo. A reunião desta sexta-feira (3) é o começo de um novo ciclo de reuniões deste tipo.

O Novo PAC foi lançado em agosto e prevê R$ 1,7 trilhão em investimentos públicos e privados no setor de infraestrutura, divididos em nove eixos temáticos.

Reunião com base aliada

Na terça-feira (31), Lula recebeu a base aliada na Câmara dos Deputados para discuirs as prioridades de votações do governo até o final deste ano.

O encontrou durou cerca de duas horas, a portas fechadas. Na pauta, temas como a necessidade do governo de ampliar a arrecadação de impostos para fechar as contas nos próximos anos e atender às metas do novo marco fiscal.

A reunião do chamado Conselho Político da Coalizão foi realizada no Palácio do Planalto. Foi o primeiro encontro da base aliada do presidente no governo e no Congresso após PP e Republicanos assumirem ministérios.

Também participaram do encontro líderes da base e do Centrão. Entre eles, o líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (sem partido-AM), o líder do União Brasil, Elmar Nascimento (BA) e o líder da maioria, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB). Ao todo, compareceram representantes de 18 partidos.