PTB de MS lança 25 candidatos a deputado estadual e nove candidatos a federal - Caarapó Online

CAARAPÓ - MS, sábado, 13 de agosto de 2022


PTB de MS lança 25 candidatos a deputado estadual e nove candidatos a federal

Expectativa da direção estadual é recuperar protagonismo

Publicado em: 06/08/2022 às 06h49

Anna Gomes

Em convenção realizada na manhã de sexta-feira (05.08), o PTB lançou 25 candidatos a deputado estadual e nove a deputado federal por Mato Grosso do Sul. O evento foi realizado no Hotel Jandaia, em Campo Grande(MS).

O vice-presidente estadual do partido, Otávio Figueiró, disse que a expectativa é recuperar o antigo protagonismo. “Pegamos o partido bagunçado e viramos a chave. Agora temos condições dos nossos candidatos do PTB voltar a ser protagonistas como era antigamente”, afirmou.

O ex-senador Delcídio do Amaral, que comanda a legenda, é um dos candidatos a deputado federal. Questionado sobre sua inelegibilidade, ele avaliou que a última decisão da Justiça Federal foi parte de uma jogada política.

“Desenterraram coisas do passado. Isso não faz mais sentido, é uma jogada política”, opinou.

Até o fechamento deste texto, a direção do PTB não havia divulgado a lista de candidatos ao poder Legislativo, tampouco se apoiaria algum dos postulantes ao Governo do Estado.

Delcídio continua inelegível

A 4ª Turma do TRF-3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) manteve decisão que tornou o ex-senador Delcídio do Amaral inelegível. O acórdão foi assinado pelo desembargador André Nabarrete, relator do processo, e cassou a liminar que havia sido deferida pela 4ª Vara Federal de Campo Grande no ano de 2018.

Delcídio Amaral foi réu na Operação Lava Jato entre 2015 e 2016, e acabou preso durante o exercício do mandato. O ex-senador foi acusado de tentar obstruir as investigações ao oferecer um plano de fuga e uma mesada de R$ 50 mil ao ex-diretor da Petrobras na época, para evitar uma delação premiada.

Após isso, teve o mandato cassado por quebra de decoro parlamentar e ficou inelegível pela Lei da Ficha Limpa até 2027. No entanto, ele recorreu e teve os pedidos atendidos pela 4ª Vara Federal de Campo Grande.

(andidatos a deputado federal pelo PTB:

Delcídio do Amaral Gomez (indefinida a situação política)
David Mendes Gonçalves
Erney Cunha Bazzano Barbosa
João Victor Medeiros Santos
Kleyton Ribeiro Souza
Nilso Eugenio de Oliveira
Rafael Anache Anbar
Adriana de Oliveira Melo
Linda Graziela da Silva Ferreira
Renata Barbosa Lacerda