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CAARAPÓ - MS, quarta-feira, 10 de agosto de 2022


Você não viverá mais por dieta ou exercício sozinho, descobriu-se num estudo

Novas pesquisas mostraram que a alimentação saudável e os exercícios regulares não são, isoladamente, os problemas de saúde posteriores. Eles precisam ser feitos juntos.

Publicado em: 29/07/2022 às 16h13

New York TIMES

Alimentos saudáveis ​​ou exercícios por si só não são suficientes para evitar doenças crônicas, mostram novas pesquisas. Ao contrário da crença popular, você não pode superar o preço de uma dieta ruim - e uma alimentação saudável, por si só, não te afastará a doença.

A maioria das pessoas sabe que malhar e comer bem são componentes críticos da saúde geral. Mas um estudo abrangente publicado esta semana no British Journal of Sports Medicine sugere que chegar à academia não neutralizará as consequências de consumir alimentos com gordura e principalmente couve não podem os cancelar hábitos sedentários.

"Manchetes sensacionalistas e anúncios enganosos para regimes de exercícios para atrair os consumidores para a idéia de 'malhar para comer o que quiserem' alimentaram a circulação do mito sobre "exercitar uma dieta ruim"", escreveram os autores do estudo.

Estudos em animais anteriores, bem como alguns humanos, apoiaram isso, sugerindo que, pelo menos a curto prazo, o exercício extenuante pode neutralizar os efeitos de comer demais.

Assim, uma equipe internacional de pesquisadores examinou dados de quase 350.000 participantes coletados no biobank do Reino Unido, um enorme banco de dados médico com informações de saúde de pessoas em toda a Grã-Bretanha e acompanhou um período de uma década. Os participantes do estudo, com 57 anos de idade, eram saudáveis ​​no início do estudo, o que significa que eles não foram diagnosticados com condições como doenças cardiovasculares, câncer ou alguma dor crônica.

Analisando questionários autorreferidos, os especialistas quebraram as dietas das pessoas pela qualidade. Por exemplo, dietas de alta qualidade tinham pelo menos 4,5 xícaras de frutas e vegetais por dia, duas ou mais porções de peixe por semana, menos de duas porções de carnes processadas por semana e não mais que cinco porções de carne vermelha por semana. O estudo não mediu alimentos discricionários como refrigerantes ou sobremesas, disse Melody Ding, principal autor do estudo e professor associado da Universidade de Sydney (Austrália).

Os pesquisadores também mediram os níveis de atividade usando respostas de outro questionário que perguntou sobre o total de minutos que os participantes passaram andando e se envolvendo em atividades físicas moderadas, como carregar cargas leves ou andar de bicicleta em um ritmo constante e atividade física vigorosa que durou mais de 10 minutos em do tempo. Os autores escreveram que foi o primeiro estudo a examinar a dieta e o exercício, juntamente com a mortalidade geral e as doenças letais específicas, como o câncer.

Não é de surpreender que pessoas com níveis mais altos de atividade física e dietas de melhor qualidade tenham o menor risco de mortalidade. Os níveis gerais de atividade física foram associados a um menor risco de mortalidade, mas aqueles que se envolveram regularmente em exercícios vigorosos - do tipo que faz você suar - tiveram um risco particularmente menor de mortalidade por doenças cardiovasculares. E mesmo apenas 10 a 75 minutos por semana fez a diferença.

Independentemente da sua dieta, o Dr. Ding disse: “A atividade física é importante. E qualquer que seja sua atividade física, a dieta é importante.

"Qualquer quantidade de exercício é protetora", disse Salvador Portugal, especialista em saúde esportiva e professor assistente do Departamento de Medicina de Reabilitação da Universidade de Nova York (EUA), que não estava envolvido no estudo. Mas você não pode confiar apenas no seu treino para manter uma boa saúde, acrescentou.

Essas descobertas enfatizam o que muitos médicos viram na prática, disse a Dra. Tamanna Singh, co-diretora do Sports Cardiology Center da Cleveland Clinic, que não estava envolvida com o estudo. Por exemplo, ela disse, existem muitos componentes da saúde do coração e "otimizar uma coisa não vai necessariamente melhorar seu risco cardiovascular".

Ela vê pacientes que se classificam como atletas amadores ou profissionais e ficam chocados quando sofrem eventos cardiovasculares, disse ela, sem considerar sua dieta. "Muitas vezes eles procuram até a mim depois de um evento e dizem: 'Eu malho muito. Por que tive um ataque cardíaco? '"

Por outro lado, mesmo aqueles com as dietas mais nutritivas do estudo tiveram resultados consideravelmente piores sem alguma forma de regime regular de condicionamento físico.

Isso não significa que as pessoas não podem se tratar após um treino, disse Singh. (Ela é uma corredora de maratona, e espera nachos após uma longa corrida.) “Se você é, na maioria das vezes, intencional sobre o que você coloca em seu corpo e intencional com a forma como você move seu corpo, está fazendo o suficiente." Nachos é uma comida mexicana com batata, molhos e salada.

O estudo destaca a importância de visualizar alimentos e exercícios como componentes da saúde holística, disse Ding, em vez de calcular quantas milhas podem "cancelar" um biscoito.

"Não se trata apenas de queimar calorias", disse ela. "Precisamos mudar esse pensamento."