Meteorologia indica avanço de frente fria e MS deverá registrar 9°C no fim de semana - Caarapó Online

CAARAPÓ - MS, quarta-feira, 10 de agosto de 2022


Meteorologia indica avanço de frente fria e MS deverá registrar 9°C no fim de semana

Chuvas aumentam nebulosidade em quase todo Estado, aliado a frente fria

Publicado em: 15/07/2022 às 06h40

CEMTEC

O frio ainda não foi embora e deve registrar mínimas de 9°C em Mato Grosso do Sul, no fim de semana, conforme a previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima). Embora o alerta, o Estado estará em atenção para baixa umidade relativa do ar, que varia entre 20 a 30%.

Há probabilidade de chuvas de fraca intensidade, principalmente na região centro-sul de MS, porém com previsão de baixos acumulados de chuva. Na sexta-feira (15.07), a previsão é de sol e altas temperaturas. As temperaturas mínimas ficam por volta dos 16 ao 18°C região cone-sul, sul-fronteira, norte e bolsão. As temperaturas máximas ficam entre 30 e 34°C em grande parte do Estado.

Em Campo Grande(MS), as temperaturas estarão em rápida elevação devido à atuação da massa de ar seco aliado aos ventos de noroeste, que aumentam a sensação de calor. Típico do período de inverno, em que a madrugada e a noite costumam ter menores temperaturas, com aumento nos termômetros gradativamente.

Alguns municípios devem registrar aumento de nebulosidade. Na região sul, as temperaturas mínimas devem ocorrer durante a noite após a passagem da frente fria e as mínimas ficam por volta dos 10 a 12°C. Entretanto, outras cidades terão contraste de calor de 35°C, ventos que aumentam a sensação de baixa umidade do ar.

No domingo (17.07), a sensação térmica será mais amena e sem previsão de chuva. Ventos do quadrante sul intensificam a sensação de frio, as temperaturas mínimas estarão em queda em praticamente todas as regiões do estado. A previsão indica mínimas próximas dos 9 a 12°C na região sul-fronteria e cone-sul. As temperaturas máximas também estarão mais amenas, por volta dos 22°C na maioria das regiões, com exceção da região norte e do bolsão que as máximas ficam entre 28 e 30°C. Na capital a mínima prevista é entre 12 - 13°C e temperatura máxima de 21 - 22°C.

Frente fria e ar seco

“O ar seco é favorável a ocorrência de grandes amplitudes térmicas e baixa umidade relativa do ar. A tendência indica que no período de 14 a 30 de julho há probabilidade de chuvas com acumulados de até 20 mm, com maiores acumulados previstos para as regiões sudoeste, cone-sul e sul-fronteira. Porém, ressalta-se o acompanhamento das atualizações das previsões semanais, devido às incertezas inerentes às previsões que ultrapassam três dias”, aponta o Cemtec.