Diploma digital de cursos de graduação é uma realidade na UFGD - Caarapó Online

CAARAPÓ - MS, quarta-feira, 10 de agosto de 2022


Diploma digital de cursos de graduação é uma realidade na UFGD

Diploma digital de graduação é realidade na UFGD

Publicado em: 12/07/2022 às 16h58

Assessoria

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) começou a emitir em formato digital os diplomas dos alunos egressos dos cursos de graduação. O modelo foi projetado e exigido pelo Ministério da Educação (MEC) com o intuito de buscar a modernização e agilidade da documentação acadêmica e de reduzir a incidência de fraudes.

Todos os formandos da UFGD que colaram grau no ano de 2022 já receberão seus diplomas no formato digital, com garantia da segurança jurídica e autenticidade, uma vez que são assinados por meio de assinatura digital, com comprovada certificação digital e validade nacional. O certificado digital tem sua autenticidade garantida por criptografia, funcionando como uma identidade virtual.

O diploma digital na UFGD conta com a parceria da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), o que permitirá melhor organização das informações na área da educação. O meio digital ainda vai possibilitar a execução de práticas mais sustentáveis, colaborando com a preservação do meio ambiente, além de tornar mais ágil o acesso ao documento que comprova a conclusão do curso de graduação.

A UFGD está fazendo a emissão e o registro digital desde 11 de maio de 2022, conforme estabelecido pelo MEC nos termos da legislação (Portaria nº 330, de 5 de abril de 2018, alterada pelas Portarias MEC nº 554, de 11 de março de 2019 e nº 1.001, de 08 de dezembro de 2021).

A emissão e registro do documento em formato digital é resultado do trabalho realizado pela equipe da Pró-reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD), Divisão de Registro de Diplomas (DIRD) e Divisão de Admissão, Registro e Controle Escolar (DARCE) vinculadas à Coordenadoria de Assuntos Acadêmicos (CAAC), em parceria com a equipe da Coordenadoria de Desenvolvimento de Tecnologia da Informação da UFGD (COIN).