‘Cidade Empreendedora’ prosseguirá com atividades esta semana em Caarapó(MS) - Caarapó Online

CAARAPÓ - MS, quinta-feira, 30 de junho de 2022


‘Cidade Empreendedora’ prosseguirá com atividades esta semana em Caarapó(MS)

‘Cidade Empreendedora’ prossegue com atividades nesta semana em Caarapó

Publicado em: 21/06/2022 às 09h42

Natalie Malulei

O programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae/MS e do qual Caarapó participa, prossegue com atividades no município. Nesta semana será realizada a Oficina de Planejamento Participativo, chamada de “OPP”. Essa oficina é o primeiro passo para a construção do Plano de Desenvolvimento Econômico do município, que vai elencar ações de transformação para a cidade, e tem a duração de quatro dias.

O Sebrae/MS informou que até quarta-feira (22.06), consultores da instituição irão entrevistar individualmente representantes da Prefeitura Municipal e lideranças locais, como Associação Comercial e Sindicato Rural, para identificar o que eles acreditam que seja preciso fazer para melhorar aspectos do município - como incentivo à cultura, capacitação dos empreendedores locais e diminuição da evasão de consumo, entre outros pontos.

Na quinta-feira (23.06), pela manhã, todos esses atores serão reunidos para debaterem as principais ideias e elencarem as ações prioritárias, o que resultará no Plano de Desenvolvimento Econômico. A oficina principal ocorrerá na sexta-feira (24.06), das 7h30 às 11h30, na sede do Rotary Club da cidade.

Cidade Empreendedora

O programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae/MS voltada para promover o desenvolvimento local a partir do fortalecimento dos pequenos negócios. A parceria entre a instituição e a Prefeitura Municipal foi firmada em maio, em cerimônia realizada na sede do Sebrae/MS, em Campo Grande.

Na data, o prefeito de Caarapó, André Nezzi, assinou o contrato para o início das ações do programa e ressaltou que a iniciativa vem como uma ferramenta importante para alavancar o desenvolvimento do município. “O Cidade Empreendedora irá preparar o nosso município para o desenvolvimento. Em parceria com o Sebrae, vamos elaborar ações que melhorem o desempenho do nosso município, então, temos grandes expectativas. Tenho certeza de que juntos vamos promover ações que possam beneficiar o município a longo prazo e melhorar a qualidade de vida da nossa população”, pontuou o gestor.

A partir da contratação do Cidade Empreendedora, Caarapó(MS) vai receber acompanhamento do Sebrae/MS durante 18 meses. Será elaborado um plano de desenvolvimento econômico para a cidade com ações e práticas voltadas ao fomento da geração de emprego, renda e oportunidades de negócios. O trabalho vai ser conduzido a partir do eixo “Cidade de Negócios” voltado para alavancar o desenvolvimento por meio do empreendedorismo.

“Em cada município, trabalhamos em parceria com a Prefeitura Municipal e lideranças locais, como Associação Comercial e Sindicato Rural, para que juntos possamos promover o desenvolvimento. O Cidade Empreendedora atua para melhorar o ambiente de negócios de cada cidade, desburocratizar os processos, e, principalmente, para dar apoio aos empreendedores. Queremos que o empresário se fortaleça para que ele consiga melhorar o seu negócio, gerar emprego, renda, e, dessa maneira, alavancar o desenvolvimento”, ressaltou o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça.