Alto padrão da semente brasileira é tema do Enssoja 2022 - Caarapó Online

CAARAPÓ - MS, quinta-feira, 30 de junho de 2022


Alto padrão da semente brasileira é tema do Enssoja 2022

Alto padrão da semente brasileira é tema do Enssoja 2022

Publicado em: 13/06/2022 às 06h08

Notícias Agrícolas

Com o objetivo de fomentar debates e encontrar soluções necessárias à perpetuidade do segmento de sementes de soja no país, a Associação Brasileira de Produtores de Semente de Soja (Abrass) promove, de 13 a 15 de junho, a edição 2022 do Enssoja, em Mogi das Cruzes (SP). O evento trará à pauta temas como mercado, genética, inovação e perspectivas políticas para o setor.

Resiliência, qualidade e inovação. A produção de sementes de soja no Brasil fecha o primeiro semestre de 2022 colhendo frutos destes que são seus grandes ativos. Em um contexto marcado por desafios, que vão da forte instabilidade climática registrada nas principais regiões produtoras do país até os efeitos da pandemia da Covid-19 e conflitos internacionais, a atividade sementeira se mantém firme, entregando ao mundo aquilo que está no seu DNA: a origem do alimento. Para fomentar debates e encontrar soluções necessárias à perpetuidade do segmento, a Associação Brasileira de Produtores de Semente de Soja (Abrass) promove, de 13 a 15 de junho, a edição 2022 do Enssoja, em Mogi das Cruzes (SP).

O segundo Encontro Nacional dos Produtores de Soja contará com a presença de lideranças do agronegócio brasileiro e renomados palestrantes, focados em avançar nas discussões sobre o presente e futuro da produção brasileira de sementes de soja. O evento trará à pauta temas como mercado, genética, inovação e perspectivas políticas para o setor. “A Abrass tem um propósito muito claro: a defesa dos interesses dos multiplicadores de sementes de soja de todo o território nacional. Essa defesa passa por diversas ações, dentre as quais duas merecem destaque: proporcionar acesso ao conhecimento e zelar pela efetivação e o cumprimento de políticas públicas que resguardem a atividade”, posiciona o presidente da instituição, Gladir Tomazelli.

O 2º Enssoja deverá reunir cerca de 250 participantes no hotel Club Med Lake Paradise, no interior paulista. Serão três dias de intensa programação, com palestras de expoentes como o professor e pesquisador Marcos Jank (Insper), o engenheiro agrônomo e consultor Lars Shobinger (How Consultoria), o pesquisador José Barros França Neto (Embrapa Soja) e o consultor André Dias (Spark Inteligência Estratégica), além de autoridades em mercado, logística, ciência e inovação.

Prêmio Inovação – Durante o Encontro será realizada a entrega do Prêmio Inovação, instituído pela Abrass com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de projetos e pesquisas que tragam inovações aptas a contribuir com o aprimoramento da cadeia produtiva de sementes de soja no Brasil.

Três finalistas foram selecionados por júri especializado, formado por Gregory Sanders (conselheiro fiscal da Abrass), Otávio Celidônio (diretor executivo da Agrihub) e Eloiza Zuconelli (coordenadora da rede de fazendas alfas da Agrihub). O vencedor receberá R$ 50 mil.

Sobre a Abrass – A Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja foi fundada em 2012 com o objetivo de congregar em uma Entidade de classe os multiplicadores de sementes de soja de todo o Brasil, criando um ambiente institucional e multidisciplinar que fortalece a produção de sementes de soja, valoriza a atividade e seu produto, revertendo benefícios para toda a cadeia produtiva da soja.

A Associação tem sede em Brasília (DF) e atua em prol das boas práticas na produção de sementes, regulamentação jurídica, marcos legais, difusão de produtos que levem competitividade ao agricultor, aperfeiçoamento de instrumentos de políticas públicas e outras frentes de desenvolvimento da cadeia produtiva.

O maior patrimônio da Abrass reside em seu corpo de associados, distribuídos em 10 estados do país, representando grande parte da produção de sementes de soja do Brasil.