Secr. de Saúde de Caarapó(MS) começará vacinar contra gripe na segunda-feira (04.04) - Caarapó Online

CAARAPÓ - MS, sábado, 13 de agosto de 2022


Secr. de Saúde de Caarapó(MS) começará vacinar contra gripe na segunda-feira (04.04)

Paralelamente, também será disponibilizada a vacina contra o sarampo.

Publicado em: 01/04/2022 às 11h36


Paralelamente, também será disponibilizada a vacina contra o sarampo. A Secretaria Municipal de Saúde de Caarapó(MS) iniciará na segunda-feira (04.04) a primeira etapa da vacinação contra Influenza, o vírus da gripe. Paralelamente, também será disponibilizada a vacina contra o sarampo.

Esta fase irá até 30 de abril, serão vacinados contra a Influenza os idosos com idade a partir de 60 anos e os trabalhadores da área da saúde. Já a vacina contra o sarampo será destinada exclusivamente aos trabalhadores da saúde.

A segunda etapa da vacinação vai ocorrer no período entre 2 de maio e 3 de junho. Serão vacinados contra gripe as crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, gestantes, puérperas, professores, povos indígenas, portadores de comorbidades, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento, forças armadas, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade. Já contra o sarampo – a partir de 30 de abril - serão contempladas as crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias).

Além da campanha, será realizado o denominado ‘Dia D’ da vacina, previsto para 30 de abril. Neste dia serão oferecidas as vacinas de influenza para idosos de 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde e crianças de 6 meses a menores de 5 anos. A de sarampo será destinada aos trabalhadores de saúde e às crianças de 6 meses a menores de 5 anos.

Nas duas etapas da Campanha e também no Dia D, as vacinas estarão disponíveis em todas as unidades de saúde da sede do município e dos distritos de Cristalina e Nova América, segundo informou a enfermeira Ana Carolina Sacco, coordenadora do Setor de Imunização da Secretaria de Saúde de Caarapó.

A Influenza e o Sarampo são doenças virais agudas de alta transmissibilidade, que podem evoluir para complicações e óbito. Portanto, com o intuito de proteger a população, diminuir número de internações ao prevenir e minimizar tais complicações decorrentes destas doenças, bem como reduzir possíveis óbitos, a estratégia de vacinação tem sido fundamental.

A vacinação contra a Gripe tem o propósito de reduzir internações, complicações e óbitos decorrentes da infecção pelo vírus da Influenza e suas consequências nos serviços de saúde, além de evitar que os sintomas sejam confundidos com os da Covid-19.

A campanha de vacinação contra o Sarampo tem o objetivo de vacinar as crianças de 6 meses a menores de 5 anos e os trabalhadores da saúde, independentemente da situação vacinal contra a doença. Desde 2018 o Brasil vem registrando surtos de Sarampo e em 2019 voltou a ser endêmico para essa doença, o que levou à perda do certificado de país livre do Sarampo.