Caarapó promove ‘Dia D’ de vacinação contra Covid-19 para crianças de 6 a 11 anos - Caarapó Online

CAARAPÓ - MS, sábado, 21 de maio de 2022


Caarapó promove ‘Dia D’ de vacinação contra Covid-19 para crianças de 6 a 11 anos

A Secretaria Municipal de Saúde de Caarapó promove nesta sexta-feira (28) o Dia D de vacinação contra Covid-19. O público alvo são as crianças de 6 a 11 anos.

Publicado em: 28/01/2022 às 08h23


 

O Departamento Municipal de Vigilância Epidemiológica e Imunização informou que a vacina estará disponível em todas as unidades de saúde e no PAM, no horário compreendido entre as 8h e as 16h40. As crianças deverão estar acompanhadas dos pais ou responsáveis e portando cartão da vacina, cartão SUS e CPF.

De acordo com o órgão da Secretaria Municipal de Saúde, o público-alvo dessa faixa etária em Caarapó é composto por aproximadamente 2,2 mil crianças, das quais 365 já foram vacinadas.

O Ministério da Saúde anunciou a inclusão de crianças no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO) no início deste mês. Esse público é estimado em cerca de 20 milhões no Brasil.

Para atender a demanda da vacinação infantil, o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, encomendou mais de 20 milhões de vacinas pediátricas da Pfizer. A previsão é que essas unidades sejam entregues no primeiro trimestre deste ano. Até o fim de janeiro, a estimativa é que 3,7 milhões de doses cheguem ao país.

As doses estão sendo distribuídas de forma proporcional para os estados e o Distrito Federal, considerando a estimativa de crianças nessa faixa etária por unidade federativa.

Nota técnica da Fiocruz, divulgada no fim do ano passado, enfatiza a importância da vacinação contra Covid-19 em crianças. A publicação, embasada em estudos e critérios científicos, ressalta que a imunização da faixa etária de 5 a 11 anos vai colaborar com a mitigação de formas graves e óbitos por Covid-19 nesse grupo, reduzirá a transmissão do vírus e será uma importante estratégia para que as atividades escolares retornem ao modo presencial.

A nota da Fiocruz mostra que as vacinas são a melhor forma de evitar mortes e sequelas graves decorrentes das doenças imunopreveníveis. Portanto, a vacinação de crianças e adolescentes contra a Covid-19, pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), é uma ferramenta fundamental para o controle da pandemia.