Buraco negro no centro da Via Láctea é imprevisível, mostra estudo feito por cientistas - Caarapó Online

CAARAPÓ - MS, sábado, 29 de janeiro de 2022


Buraco negro no centro da Via Láctea é imprevisível, mostra estudo feito por cientistas

Cientistas observaram que o brilho de Sagitário A* tem variado irregularmente ao longo dos anos

Publicado em: 13/01/2022 às 07h35

Royal Astronomic Society

Uma equipe internacional de pesquisadores, liderada pelo pós-graduando da Universidade de Amsterdã Alexis Andrés, descobriu que o buraco negro que fica no centro da Via Láctea, a nossa galáxia, o Sagitário A*, brilha irregularmente de dia para dia e ao longo tempo. Esse brilho é formado pela emissão de raios Gama.

A equipe analisou dados de 15 anos para chegar à conclusão. A pesquisa teve início em 2019 e o resultado da análise será publicado na revista Monthly Notices of the Royal Astronomical Society.

Ao analisar os dados coletados pelo satélite do Observatório Neil Gehrels Swift, da Agência Especial Americana (Nasa), os cientistas não conseguiram determinar um padrão para as emissões. De acordo com a análise, o buraco negro teve uma alta atividade entre 2006 e 2008, com uma queda acentuada nos próximos quatro anos e volta da atividade em 2012.

Agora, a expectativa dos cientistas é descobrir nos próximos cinco anos se essa variação se deve a passagem de nuvens gasosas ou estrelas, ou ainda, se há alguma outra explicação.

Buracos negros são uma região do espaço em que o campo gravitacional tão intenso que nenhuma partícula consegue escapar de dentro dele.