Plano nacional de redução de mortes no trânsito chega ao MS para reduzir casos - Caarapó Online

CAARAPÓ - MS, sábado, 29 de janeiro de 2022


Plano nacional de redução de mortes no trânsito chega ao MS para reduzir casos

Termo de compromisso faz parte das estratégias para reduzir em 50% as mortes no trânsito nos próximos 10 anos

Publicado em: 07/12/2021 às 05h46

Ana Paula Chuva

No próximo dia 14, o secretário Nacional do Trânsito, Frederico Carneiro, estará no Detran (Departamento Estadual de Trânsito), em Campo Grande, para assinatura do Termo de Compromisso para implementar o Pnatrans (Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito) no Estado.

Com seis pilares, o Pnatrans prevê gestão da política integrada do sistema viário, qualidade do pavimento das ruas e rodovias, reforça a segurança veicular e destaca a importância de campanhas educativas, normatização e fiscalização.

O plano, instituído por meio da Resolução Contran (Conselho Nacional de Trânsito), é parte das estratégias para reduzir em 50% o total de mortes de trânsito no País nos próximos 10 anos O documento foi reforçado em setembro com a incorporação de conceitos de visão zero e sistemas seguros, além de abordagens com ênfase na responsabilidade compartilhada para evitar acidentes.

“Sabemos do nosso papel nesta busca pela segurança viária em todos os sentidos. Mas sabemos também que esse não é um trabalho que se faz sozinho e é uma grande satisfação para nós todos podermos contar com a presença dessa autoridade que tanto nos representa nacionalmente. Desde o início, ainda à frente do então Denatran, que recentemente passou a se chamar Senatran, Frederico Carneiro tem se mostrado um grande aliado nessa busca e temos a honra de poder partilhar com ele a assinatura desse Termo de Compromisso, que envolve também as demais autoridades locais no assunto”, destacou o diretor presidente do Detran, Rudel Trindade.

A assinatura do termo será no dia 14 de dezembro, às 8h30 e além do diretor-presidente do Detran e do secretário nacional, também estão presentes o secretário Estadual de Infraestrutura, Eduardo Riedel, o secretário estadual de Saúde, Geraldo Rezende, o superintendente do DNIT-MS (Departamento Nacional de Infraestrutura, Transporte e Trânsito), Euro Nunes Veranis Junior, a presidente do Cetran-MS (Conselho Estadual de Trânsito), Regina Maria Duarte, o comandante Geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, coronel Marcos Paulo Gimenez, o diretor-presidente da Agetran (Agência Municipal de Trânsito de Campo Grande), Janine de Lima Bruno e o superintendente da PRF-MS (Polícia Rodoviária Federal), Luiz Alexandre da Silva.