A semana pode começar com queda no preço da gasolina nas refinarias - Caarapó Online

CAARAPÓ - MS, terça-feira, 18 de janeiro de 2022


A semana pode começar com queda no preço da gasolina nas refinarias

A Petrobras deve anunciar nessa semana a queda no valor do litro dos combustíveis.

Publicado em: 06/12/2021 às 05h40

Assessoria

Recuo do petróleo no mercado internacional é o principal vetor da queda nos preços do litro do combustível; presidente Jair Bolsonaro endossou essa chance, em manifesto, neste domingo. A Petrobras deve anunciar nessa semana a queda no valor do litro dos combustíveis. A possibilidade é prospectada a partir de um recuo do petróleo no mercado internacional.

Essa redução, inclusive, foi endossada pelo presidente Jair Bolsonaro que, em evento fora de sua agenda, na manhã de domingo (05.12), em Brasília, afirmou que a Petrobras deve comunicar a redução já nessa semana.

ANP

Mesmo antes da aguardada redução do preços dos combustíveis pela Petrobras, devido ao recuo do petróleo no mercado internacional, levantamento feito semanalmente pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) verificou estabilidade nas bombas dos postos de abastecimento na semana de 28 de novembro a 4 de dezembro, com registro inclusive de ligeiros recuos.

O petróleo do tipo Brent recuou cerca de US$ 10 nas últimas duas semanas e fechou cotado abaixo dos US$ 70 o barril na sexta-feira. O próprio presidente da Petrobras, general Joaquim Silva e Luna, já havia informado sobre a possível redução de preço da gasolina em audiência na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado no final de novembro, e a Ativa Investimentos previu que a queda deve ser de 5%.

Um barril de petróleo possui 159 litros, numa mistura de óleo diesel, BPF, querosene, parafina, gasolina e benzeno.