UFPR (Curitiba) retomará as aulas presenciais a partir de janeiro de 2022 - Caarapó Online

CAARAPÓ - MS, sábado, 4 de dezembro de 2021


UFPR (Curitiba) retomará as aulas presenciais a partir de janeiro de 2022

UFPR retoma aulas presenciais a partir de janeiro de 2022

Publicado em: 20/11/2021 às 06h20

Assessoria

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) vai retomar o calendário letivo presencial no dia 31 janeiro de 2022. A decisão foi aprovada de forma unânime na tarde de sexta-feira (19.11) pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.

“Hoje, 19 de novembro, nosso Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão acaba de aprovar uma resolução por unanimidade que dá condições para o retorno letivo presencial”, disse o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, em um vídeo nas redes sociais da Universidade.

“Depois do retorno administrativo, que já ocorreu, estamos planejando um retorno letivo seguro e inclusivo. Uma resolução que vai dar previsibilidade aos nossos estudantes. A resolução foi feita ouvindo todos os apelos por biossegurança de professores, técnicos e estudantes”, disse o reitor. “O retorno vai acontecer calcado na ciência, como ocorre com nossa universidade desde o início da pandemia. Com auxílio de tantos projetos de pesquisa que estão nos ajudando nisso”.

A UFPR havia decidido suspender as atividades letivas acadêmicas presenciais no dia 16 de março de 2020, em razão da pandemia da Covid-19. Primeiro, a suspensão era provisória, por 15 dias, mas as aulas nunca mais voltaram devido ao agravamento da pandemia. O vestibular de 2020/2021, que deveria acontecer no fim de 2020, só foi realizado em junho deste ano.

Segundo Fonseca, já é possível ver uma luz no fim do túnel. “Vemos condições para que a Universidade volte a funcionar de modo presencial, como é o seu DNA, como acontecia antes da pandemia. Para que comece o ano que vem de maneira nova, cumprindo sua função essencial para nossa sociedade”.