Empresa solicita a criação de 88,9 quilômetros de extensão em ferrovias para MS - Caarapó Online

CAARAPÓ - MS, terça-feira, 7 de dezembro de 2021


Empresa solicita a criação de 88,9 quilômetros de extensão em ferrovias para MS

Trajeto será direcionado ao transporte de carga cotada em 1,7 milhões de toneladas de celulose ao ano

Publicado em: 11/11/2021 às 06h54

Karine Alencar

Com intensa demanda no setor, a empresa Eldorado Brasil Celulose mira um investimento de R$ 890 milhões e 88,9 quilômetros de extensão em ferrovias no Estado, entre os municípios de Três Lagoas (MS) e Aparecida do Taboado(MS).

O montante será direcionado ao transporte de carga cotada em pelo menos 1,7 milhões de toneladas de celulose ao ano. Esse já é o 24º pedido que o MInfra, (Ministério da Infraestrutura), separou para fazer a análise da viabilidade de se fazer a construção.

Além da empresa Eldorado, que ocupa o segundo lugar em empresas com o interesse de transporte de cargas por trilhos, a Bracell também apresentou projetos para duas novas linhas férreas no estado de São Paulo: uma com 4,29 quilômetros de extensão em Lençóis Paulistas (SP) e outra, com 19,5 quilômetros, ligando, Lençóis Paulistas a Pederneiras(SP).

Ao todo, os pedidos representam R$ 100,92 bilhões em investimentos previstos e 7.590,69 quilômetros de extensão em novos trilhos, cruzando 14 unidades da Federação. Todas as solicitações são avaliadas pela Secretaria Nacional de Transportes Terrestres (SNTT), com apoio técnico da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT).

O Marco Legal das Ferrovias, criado pela Medida Provisória 1.065/2021, também avança no Congresso Nacional, após a aprovação pelo Senado Federal do PLS 261/18. O texto agora será analisado pela Câmara dos Deputados. Caso aprovado sem mudanças pelos deputados, a tramitação se conclui e o projeto segue para sanção do presidente da República.