Descaso com a iluminação pública em Dourados(MS) se vê na Avenida Guaicurus - Caarapó Online

CAARAPÓ - MS, quinta-feira, 20 de janeiro de 2022


Descaso com a iluminação pública em Dourados(MS) se vê na Avenida Guaicurus

Avenida Guaicurus é o retrato do descaso da administração municipal com a iluminação pública em Dourados

Publicado em: 29/08/2021 às 08h26

Clóvis Oliveira

Os moradores da região que compreende o percurso da Avenida Guaicurus, e usuários do trecho que dá acesso às universidades Federal (UFGD) e Estadual (UEMS) e ainda aos distritos de Picadinha e Itahum, estão preocupados com o cenário desolador provocado pela escuridão que toma conta da maior parte do trajeto.

As muitas lâmpadas apagadas colocam em risco a vida de quem passa pelo local à noite. Mais de 10 mil veículos passam pela avenida diariamente e enfrentam sobressaltos na área formada por quebra-molas, traffic calm (avisos da situação) e outros obstáculos implantados ao longo da via, diante do índice elevado de acidentes que ocorriam no local. Além da escuridão, muitos sinais de regulamentação, como as placas nas laterais, não são visíveis aos condutores que por ali trafegam.

A Prefeitura de Dourados, responsável pela manutenção da avenida, construída pelo Governo do Estado e entregue ao Município há cerca de sete anos, arrecadou, só nos primeiros seis meses deste ano, o equivalente a 13 milhões com a taxa da Cosip, a Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública, recurso que é pago pelo contribuinte através das contas de energia elétrica.

Além da Guaicurus, a maioria dos bairros da periferia permanecem na escuridão, apesar de vários postes ‘amarrados’ com fitas para destacar a necessidade do serviço. A Prefeitura anunciou, no meio da semana, que vai licitar a contratação de empresa terceirizada para administrar os mais de R$ 25 milhões retidos na conta da Cosip.