O outro lado do nosso enfraquecimento está florescendo. Veja como chegar lá - Caarapó Online

CAARAPÓ - MS, sábado, 27 de novembro de 2021


O outro lado do nosso enfraquecimento está florescendo. Veja como chegar lá

Pesquisas mostram que a pandemia afetou nosso bem-estar geral e deixou muitos de nós esgotados. Aqui estão sete etapas simples para fazer você prosperar novamente.

Publicado em: 04/05/2021 às 15h35

New York Times

Com o aumento das taxas de vacinação, a esperança está no ar. Mas depois de um ano de trauma, isolamento e luto, quanto tempo vai demorar até que a vida finalmente - finalmente - faça-nos se sentir bem?

Pós-pandemia, a resposta a essa pergunta pode estar em suas próprias mãos. Um crescente corpo de pesquisas mostra que existem passos simples que você pode seguir para recarregar suas baterias emocionais e despertar uma sensação de realização, propósito e felicidade. A comunidade da psicologia chama essa combinação elevada de aptidão física, mental e emocional de "florescente". É exatamente o oposto de definhar, aquela sensação de estagnação sobre a qual Adam Grant escreveu recentemente para o The Times.

Florescer realmente é o que as pessoas buscam”, disse Tyler VanderWeele, professor de epidemiologia e bioestatística e diretor do Programa de Florescência Humana da Universidade de Harvard. “É viver uma boa vida. Normalmente pensamos em florescer como viver em um estado em que todos os aspectos da vida de uma pessoa são bons - é realmente uma noção abrangente. ”

A boa notícia é que as evidências científicas relacionadas ao florescimento são robustas e vários estudos mostram que atividades simples podem levar a uma melhora acentuada no bem-estar geral. Aqui estão algumas atividades práticas, apoiadas pela ciência, que podem ajudá-lo a começar.

Avalie a si mesmo

Em primeiro lugar, como você sabe se está definhando, florescendo ou em algum ponto intermediário? Simplesmente perguntar a alguém é uma ferramenta de diagnóstico eficaz, disse Laurie Santos, professora de psicologia na Universidade de Yale que ministra um curso gratuito de 10 semanas chamado “A Ciência do Bem-Estar”. Você acorda pronto para começar o dia ou prefere voltar a dormir? Você tem um senso de propósito ou acha que o modo como passa grande parte do seu dia não tem sentido? “Você é uma espécie de especialista em seu próprio senso de prosperidade”, disse ela.

O Dr. VanderWeele usa uma avaliação de 10 perguntas em seu programa em Harvard, que você pode tentar aqui. Os participantes avaliam cinco áreas de suas vidas em uma escala de um a 10, com perguntas enfocando felicidade e satisfação com a vida, saúde física e mental, significado e propósito, caráter e virtude e relacionamentos sociais próximos. Apenas responder ao questionário e refletir sobre as perguntas que ele faz pode colocá-lo no caminho para fazer mudanças positivas, disse o Dr. VanderWeele.

Saboreie e celebre as pequenas coisas

Depois de um ano de festas de aniversário e formaturas virtuais do aplicativo de conferências Zoom, muitos de nós queremos nos deleitar em nos reunir novamente. As celebrações ajudam a criar e cimentar relacionamentos. “É realmente importante que na pós-pandemia abraçemos cada vez mais a celebração”, disse o Dr. VanderWeele.

Mas não são apenas as grandes ocasiões que devem ser marcadas. Reconhecer pequenos momentos também é importante para o bem-estar, mostram as pesquisas. Os psicólogos chamam de "saborear". Saborear é apreciar um evento ou atividade no momento, compartilhar pequenas vitórias e perceber as coisas boas ao seu redor.

Um estudo de 2012 com estudantes universitários descobriu que participar de uma atividade de saborear chamada “fotografia consciente” resultou em melhorias gerais no humor e um senso de apreciação significativamente maior pela vida universitária. Os alunos foram instruídos a tirar pelo menos cinco fotos de sua vida cotidiana - amigos, sua vista favorita no campus, livros que gostavam - duas vezes por semana durante duas semanas. Refletir sobre as fotos e os pequenos momentos que lhes trouxeram alegria ajudou os alunos a se concentrarem no que há de bom em suas vidas.

Se tirar fotos de suas coisas favoritas parece muito trabalhoso, a pesquisa mostra que você também se beneficia quando saboreia experiências agradáveis, como deleitar-se em um banho quente, passar o dia com seu melhor amigo ou dar um passeio “maravilhoso”.

Experimente “gratidão no jantar de domingo”

Algumas pessoas expressaram mais gratidão durante a pandemia, seja aplaudindo os profissionais de saúde ou agradecendo a um caixa de supermercado. Mas criar um ritual de gratidão semanal pode consolidar o hábito. Numerosos estudos mostram que dedicar um tempo para refletir sobre o que somos gratos melhora nossa qualidade de vida.

Em um estudo de 2003, pesquisadores instruíram estudantes universitários a listar, uma vez por semana, cinco coisas pelas quais eram gratos, grandes e pequenas. (Alguns escreveram que eram gratos por acordar naquela manhã; um incluía gratidão pelos Rolling Stones.) Em comparação com um grupo de controle, os alunos designados para a intervenção de gratidão por 10 semanas tinham sentimentos melhores sobre a vida como um todo e menos queixas físicas .

A prática da gratidão não deve ser um fardo. Tente criar um novo hábito de gratidão em um ritual semanal - como um jantar de domingo com a família; levando o lixo para fora, ou sua corrida semanal ao supermercado.

Faça cinco boas ações

Os atos de bondade não apenas ajudam os outros, mas também podem ajudá-lo a florescer. A pesquisa mostra que realizar cinco atos de bondade em um único dia, uma vez por semana, pode ter um efeito poderoso. Um estudo de 2004 mostrou que quando estudantes universitários passaram um dia fazendo cinco atos de gentileza - como doar sangue, ajudar um amigo com um trabalho ou escrever uma nota de agradecimento a um ex-professor - eles experimentaram aumentos mais significativos no bem-estar do que aqueles que espalhe cinco coisas boas ao longo de uma semana.

O trabalho voluntário também pode melhorar o bem-estar. Dr. VanderWeele e outros pesquisadores analisaram os dados de uma coorte de quase 13.000 adultos mais velhos e descobriram que os participantes que se voluntariaram pelo menos duas horas por semana durante o período do estudo experimentaram níveis mais elevados de felicidade, otimismo e propósito na vida, em comparação com aqueles que o fizeram não ser voluntário.

Para facilitar, o Dr. Grant recomenda começar com um “favor de cinco minutos” diário, como apresentar duas pessoas que poderiam se beneficiar por se conhecerem ou enviar um artigo ou link de podcast a um amigo, dizendo que você estava pensando nelas.

 

 

Procure comunidades e conexões

Até mesmo uma rápida conversa com um estranho ou um vínculo momentâneo com alguém novo pode promover uma sensação de realização, principalmente quando ocorre o que os pesquisadores chamam de conexão de alta qualidade. “Eles não precisam ser relacionamentos ou interações duradouras”, disse o Dr. Grant. “Às vezes, as pessoas sentem um impulso extra em seus passos quando falam com um estranho em um avião ou metrô, ou quando alguém os cumprimenta em um restaurante.”

Momentos de ser visto por outras pessoas, e ser recebido com respeito ou até mesmo entusiasmo, podem nos energizar e revigorar e ajudar a criar laços dentro de nossa vizinhança ou comunidade.

Conforme você sai de uma vida pandêmica, tente se reconectar com uma comunidade que você perdeu. Pode ser voltar para a igreja ou a prática do coral, um grupo de corrida ou aula de ioga ou até mesmo simplesmente passar um tempo no café local. E não tenha medo de conversar com um estranho, reconectar-se com seu barista ou iniciar uma conversa no parque de cães.

Encontre um propósito nas rotinas diárias

Que coisas você espera a cada dia? O que dá sentido à sua vida? Pesquisas descobriram que o florescimento vem de rotinas diárias, como trabalhar em uma nova habilidade ou estender a mão para agradecer as pessoas que você valoriza em sua vida, e pequenos momentos de domínio, conexão e significado.

“Há muitos adultos americanos que atenderiam às qualificações para se sentir feliz, mas eles não têm senso de propósito”, disse Corey Keyes, professor de sociologia da Emory University. “Sentir-se bem com a vida não é suficiente.”

Embora o trabalho não precise ser o principal motivador do seu senso de propósito, estudos mostram que reformular a forma como você pensa sobre seu trabalho pode melhorar seu senso de satisfação. Aprofundar relacionamentos com colegas de trabalho e lembrar-se de como seu trabalho contribui para um bem maior pode mudar a forma como você pensa sobre o trabalho. Se você é um agente de seguros, por exemplo, perceber seu trabalho como um meio de ajudar as pessoas a se reerguerem após um acidente, em vez de se concentrar em uma tarefa mecânica como processar sinistros, pode tornar seu trabalho mais gratificante.

“As pessoas pensam que, para florescer, precisam fazer qualquer que seja sua versão de vencer as Olimpíadas, escalar uma montanha ou ter alguma experiência épica”, disse Grant.

Se você estiver se sentindo mal, escolha um pequeno projeto. Pode ser tão simples como limpar a cozinha ou fazer jardinagem, ou mesmo lavar as fronhas. Talvez você defina um cronômetro de 10 minutos e saia para uma corrida curta ou tente uma meditação de um minuto. Concluir uma tarefa simples e impactante pode levar a uma sensação de realização.

Tente fazer algo Novo

“Muitos de nós pensamos que precisamos mudar nossas circunstâncias, conseguir um emprego onde ganhemos muito mais dinheiro ou mudar nossos relacionamentos, comprar algo novo”, disse o Dr. Santos. “Mas o que a pesquisa realmente mostra é que o florescimento vem de um conjunto diferente de comportamentos e hábitos.”

E agora que a vida está voltando ao normal, há mais oportunidades para diversificar. Você pode ingressar em um clube do livro ou grupo de corrida, fazer um curso de cerâmica, visitar um museu ou exposição de arte ao ar livre, experimentar uma nova receita, explorar uma trilha ou bairro próximo ou testar um aplicativo gratuito de aprendizagem de línguas como o Duolingo.

O mais importante para o bem-estar geral, disse o Dr. Keyes, é estar interessado na vida; uma sensação de satisfação ou felicidade tende a seguir isso. A pandemia nos desafiou porque não fomos capazes de perseguir muitos de nossos interesses anteriores, disse ele. “A primeira chave para se sentir bem com a vida é buscar novos interesses”, disse ele.

O Dr. Grant também disse que aprender uma habilidade e depois ensiná-la a alguém, ou assumir projetos apaixonados como hobbies, pode levar à realização. O fim da pandemia oferece uma nova oportunidade para refletir, disse ele, e fazer uma nova pergunta: “Como quero passar meu tempo?”

Se voce sabe um pouco de ingles pode fazer este teste:

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