Quinta-feira, 28 de março de 2024

Saiba a diferença entre preocupação, estresse e ansiedade

Eles não são todos iguais, mas temos dicas para ajudar você a lidar com todos eles.

Publicado em: 01/03/2020 às 16h37

New York Times

A diferença entre preocupação, estresse e ansiedade Eles não são todos iguais, mas temos dicas para ajudar você a lidar com todos eles.

Você provavelmente experimenta preocupação, estresse ou ansiedade pelo menos uma vez em um determinado dia. Quase 40 milhões de pessoas nos EUA sofrem de um transtorno de ansiedade, de acordo com a Associação de Ansiedade e Depressão da América. Três em cada quatro americanos relataram sentir-se estressados no mês, segundo um estudo de 2017. Mas em um desses momentos, se perguntado o que você estava enfrentando - preocupação, estresse ou ansiedade - você saberia a diferença?

Entrei em contato com dois especialistas para nos ajudar a identificar - e lidar com - os três.

O que é preocupação?


Preocupação é o que acontece quando sua mente se concentra em pensamentos negativos, resultados incertos ou coisas que podem dar errado. "A preocupação tende a ser pensamentos repetitivos e obsessivos", disse Melanie Greenberg, psicóloga clínica na Califórnia. "É o componente cognitivo da ansiedade." Simplificando, a preocupação acontece apenas em sua mente, não em seu corpo.


Como a preocupação funciona?


A preocupação realmente tem uma função importante em nossas vidas, de acordo com Luana Marques, professora na Harvard Medical School e presidente da Associação de Ansiedade e Depressão. Quando pensamos em uma situação incerta ou desagradável - como não poder pagar o aluguel ou fazer mal em uma prova - nosso cérebro fica estimulado. Quando nos preocupamos, isso acalma nosso cérebro. A preocupação também pode nos levar a resolver problemas ou tomar algumas medidas, ambas coisas são positivas. "A preocupação é uma maneira de o seu cérebro lidar com problemas, a fim de mantê-lo seguro", explicou Marques. "Somente quando ficamos presos pensando em um problema que a preocupação deixa de ser funcional".

Três coisas para ajudar suas preocupações:


1.Dê a si mesmo um "orçamento" de preocupação, uma quantidade de tempo em que você se permite se preocupar com um problema. Quando esse tempo acabar (comece com 20 minutos), redirecione conscientemente seus pensamentos.

2.Quando perceber que está preocupado com algo, esforce-se para dar o próximo passo ou tomar uma ação.

3.Anote suas preocupações. Pesquisas mostram que apenas oito a dez minutos de escrita podem ajudar a acalmar pensamentos obsessivos.

Lembre-se: a preocupação só é útil se levar a mudanças, e não se transformar em pensamentos obsessivos.


O que é o estresse?

O estresse é uma resposta fisiológica conectada a um evento externo. Para que o ciclo de estresse comece, deve haver um agente estressor. Geralmente, isso é algum tipo de circunstância externa, como um prazo de entrega de trabalho ou um exame médico assustador. "O estresse é definido como uma reação a mudanças ou forças ambientais que excedem os recursos do indivíduo", disse Greenberg.

Como o estresse funciona?

Nos tempos pré-históricos, o estresse era uma resposta natural a uma ameaça, como ouvir um predador nos arbustos querendo atacar. Hoje, ainda solicita uma resposta comportamental, ativando o sistema límbico e liberando adrenalina e cortisol, que ajudam a ativar o cérebro e o corpo para lidar com a ameaça, explicou o Dr. Greenberg. Os sintomas de estresse incluem batimento cardíaco acelerado, palmas úmidas e respiração superficial. O estresse pode se sentir bem a princípio, pois a adrenalina e o cortisol inundam seu corpo, disse Marques. Você pode ter experimentado os benefícios do estresse ao atravessar o tráfego para chegar a um compromisso ou reunir uma tarefa importante na última hora. Isso é chamado de "estresse agudo" e a pressa desapareceu quando a situação foi resolvida (ou seja, você entregou sua tarefa).

O estresse crônico, por outro lado, é quando seu corpo permanece nesse modo de luta ou fuga continuamente (geralmente porque a situação não resolve, como ocorre com estresses financeiros ou com um chefe ameaçador). O estresse crônico está relacionado a problemas de saúde, como problemas digestivos, aumento do risco de doenças cardíacas e enfraquecimento do sistema imunológico.


Três coisas para ajudar seu estresse


1.Faça exercício. Esta é uma maneira de o seu corpo se recuperar do aumento de adrenalina e cortisol.

2.Seja claro sobre o que você pode e não pode controlar. Em seguida, concentre sua energia no que você pode controlar e aceite o que não pode.

3.Não compare seu estresse com o de mais ninguém. Pessoas diferentes respondem de maneira diferente a situações estressantes.

Lembre-se: o estresse é uma resposta biológica que é uma parte normal de nossas vidas.


O que é a ansiedade?


Se o estresse e a preocupação são os sintomas, a ansiedade é o ponto culminante. A ansiedade tem um elemento cognitivo (preocupação) e uma resposta fisiológica (estresse), o que significa que experimentamos ansiedade tanto em nossa mente quanto em nosso corpo. "De certa forma", disse Marques, "a ansiedade é o que acontece quando você lida com muita preocupação e muito estresse".

Como funciona a ansiedade?

Lembra como o estresse é uma resposta natural a uma ameaça externa? Bem, ansiedade é a mesma coisa ... exceto que não há ameaça.

"A ansiedade, de certa forma, é uma resposta a um alarme falso", disse Marques, descrevendo uma situação, por exemplo, na qual você aparece no trabalho e alguém lhe dá uma olhada no seu trabalho. Você começa a ter toda a fisiologia de uma resposta ao estresse porque está dizendo a si mesmo que seu chefe está chateado com você ou que seu trabalho pode estar em risco. O sangue está fluindo, a adrenalina está bombeando, seu corpo está em um estado de luta ou fuga - mas não há predador nos arbustos querendo te atacar.

Há também uma diferença entre sentir-se ansioso (que pode ser uma parte normal da vida cotidiana) e ter um distúrbio de ansiedade. Um transtorno de ansiedade é uma condição médica séria que pode incluir estresse ou preocupação.


Três coisas para ajudar a reduzir a ansiedade


1.Limite a ingestão de açúcar, álcool e cafeína. Como a ansiedade é fisiológica, os estimulantes podem ter um impacto significativo.

2.Verifique com os dedos dos pés. Como eles se sentem? Mexa-os. Esse tipo de reorientação pode acalmá-lo e interromper o ciclo de ansiedade.

3.Quando você está no meio de um episódio de ansiedade, conversar ou pensar sobre isso não o ajudará. Tente se distrair com seus sentidos: ouça música, pule corda por cinco minutos ou esfregue algum objeto em um pedaço de velcro ou veludo.


Lembre-se: a ansiedade acontece em sua mente e seu corpo, portanto, tentar pensar em como sair dela não ajudará.

Muito preocupado, estressado ou ansioso para ler o artigo inteiro?

Aqui está o argumento: a preocupação acontece em sua mente, o estresse acontece em seu corpo e a ansiedade acontece em sua mente e em seu corpo. Em pequenas doses, preocupação, estresse e ansiedade podem ser forças positivas em nossas vidas. Mas pesquisas mostram que a maioria de nós está muito preocupada, estressada e ansiosa demais. A boa notícia, de acordo com o Dr. Marques, é que existem primeiros passos simples (não fáceis) para ajudar a regular seus sintomas:

Durma o suficiente, mas sem excesso;

faça refeições regulares e nutritivas;

pratique MEDITAÇÃO todos os dias (comece com 10 minutos);

e mexa seu corpo com caminhadas e exercícios.