Sexta-feira, 29 de março de 2024

Como gravar conversa das chamadas no seu telefone Android

Está chegando um telefonema importante e deseja salvá-lo para referência mais tarde? Você pode gravar as chamadas recebidas e as realizadas no seu telefone Android com o aplicativo certo.

Publicado em: 23/01/2020 às 07h50

PC Magazine

Deseja gravar chamadas telefônicas no seu telefone Android? O sistema operacional móvel do Google não vem com um gravador de voz embutido, mas existem outras opções. Você pode usar um gravador externo ou o Google Voice, mas vários aplicativos de terceiros permitem gravar todas as chamadas telefônicas - recebidas e efetuadas - nas condições corretas.


Limitações do Androide


Essas condições variam. No Androide 9.0 Pie, o Google adicionou limitações que impedem que muitos aplicativos gravem suas conversas telefônicas. Os aplicativos podem parecer funcionar, mas quando você reproduz a gravação, há apenas silêncio. No entanto, em testes, os aplicativos que testamos registraram as conversas dos telefones Androide 9.0, mas não no telefone Google Pixel com o Androide 10.


Algumas pessoas encontraram soluções alternativas para o bloqueio do Google, como alterar a fonte ou o formato do áudio, aumentar o volume do alto-falante o mais alto possível, gravar manualmente em vez de automaticamente e até mesmo fazer root nos telefones. Além disso, certos aplicativos podem funcionar em telefones específicos e não em outros. Portanto, sua procura ou busca para isto pode variar.


Há boatos de que o Google adicionará um recurso de gravação de chamadas em uma versão futura do Androide. Mas até então, você precisará confiar em aplicativos de terceiros compatíveis com a sua versão do Androide.

 

Enquanto isso, devido a problemas de privacidade, o Google não permite mais que aplicativos de chamada acessem o registro de chamadas para identificar o chamador. Isso significa que cada chamada gravada por um aplicativo aparece como proveniente de um chamador desconhecido, mesmo que o chamador esteja na sua lista de contatos. Nesse caso, sua melhor opção é renomear a gravação se o aplicativo permitir ou armazenar a gravação em outro lugar como um arquivo MP3, onde você poderá renomear o arquivo para identificar o chamador ou a conversa.

Finalmente, vamos discutir o elefante na sala, ou seja, é legal gravar um telefonema, especialmente se você não pedir permissão à outra pessoa? A resposta para essa pergunta depende de onde você mora. As leis federais e estaduais dos EUA permitem a gravação por telefone se apenas uma parte (e sim, essa pode ser você) concordar. Alguns estados, no entanto, exigem que ambas as partes dêem permissão para serem gravadas. Outros países têm suas próprias leis, é claro. Para se cobrir totalmente legalmente, peça permissão à outra pessoa antes de gravar a chamada.

Ok, agora vamos conferir alguns aplicativos para gravar suas conversas telefônicas no Android.


GOOGLE VOICE


Com o Google Voice, você escolhe um número de telefone dedicado através do qual as chamadas recebidas são roteadas para o seu celular. Depois de configurar seu número de telefone e sua conta do Google Voice, toque no ícone de hambúrguer (tres riscos horizontais) do aplicativo no canto superior esquerdo. Toque no comando Configurações. Passe o dedo na tela e ative as "Opções de chamada recebida" para ativar a gravação de chamadas. A limitação aqui é que você só pode gravar chamadas recebidas.

Depois de atender uma chamada, pressione o número 4 no teclado para gravar a conversa. Uma mensagem anuncia que a chamada está sendo gravada; portanto, obtenha a permissão da outra pessoa com antecedência. Para parar a gravação, pressione 4 no teclado novamente. A gravação é salva na sua caixa de entrada, onde você pode ouvi-la ou baixá-la no seu computador.


Call Recorder (da Baca)


O Gravador de chamadas da empresa BACA Soft é simples de usar, pois pode gravar automaticamente suas chamadas telefônicas. Abra o aplicativo para conferir. A tela inicial oferece quatro categorias diferentes para armazenar as gravações de chamadas - Todas as chamadas, Saída, Entrada e Importantes.


O menu de configurações do aplicativo permite ativar ou desativar o Call Recorder para gravar automaticamente todas as chamadas, chamadas feitas ou recebidas. Você pode excluir números de telefone específicos da gravação, solicitar ao aplicativo que solicite um PIN ao abri-lo e alterar o tipo de arquivo da gravação de áudio.


Para gravar uma chamada, basta ligar para a outra pessoa como faria normalmente. Se você configurar o aplicativo para gravar automaticamente as chamadas recebidas, também não precisará fazer nada por elas. Após a conclusão da ligação, abra o Gravador de chamadas para visualizar e reproduzir gravações de chamadas. Você pode marcar as chamadas como importantes, excluí-las ou compartilhá-las por email ou também em uma mídia social.


Na tela inicial, você pode tocar no ícone de três pontos para excluir uma chamada, compartilhá-la, ver detalhes nela, adicioná-la à seção excluída ou ligar para o número. A versão gratuita do Call Recorder coloca anúncios para você. Para escapar deles, você terá que desembolsar R$ 18,00 para a edição profissional (sem anuncios).


Nos testes realizados, o Call Recorder funcionou bem no Androide 9.0. Mas no Android 10, as gravações foram silenciosas devido às limitações impostas pelo Google.


Call Recorder (Appligato)


O Gravador de chamadas automático da Appliqato é um aplicativo de gravação simples, mas eficaz. Antes de gravar qualquer coisa, é melhor definir as configurações do aplicativo primeiro no menu Configurações. Aqui, você pode ativar ou desativar a opção de gravar automaticamente cada chamada recebida e efetuada. Você também pode optar por gravar apenas determinados contatos e ignorar outros.

Lembre-se de escolher um formato de áudio para suas gravações. Após a gravação, os arquivos podem ser enviados para um serviço como o Dropbox ou o Google Drive, se você o configurar. Também há uma opção para ativar a gravação se você agitar o telefone.

Se você deixar a gravação automática ativada por padrão, faça ou receba uma ligação e a gravação começará. Após o término da chamada, abra o Gravador de chamadas automático para visualizar a gravação. Na tela de opções, você pode salvar a chamada como um arquivo de áudio no telefone, adicionar notas de chamada, excluir a gravação ou compartilhá-la por e-mail, mídia social e outros serviços.

A versão gratuita do Gravador de chamadas automático espalha anúncios pela tela. Por R$ 25,00, a versão Pro retira os anúncios e dá outras dicas. Enquanto o Gravador de chamadas automático funcionava bem no Android 9, a gravação no Android 10 foi silenciosa.


Call Recorder (da Lovekara)


O Call Recorder da Lovekara é um gravador de chamadas simples, mas útil, com uma interface limpa e elegante. Inicie o aplicativo, toque no ícone de três pontinhos e selecione as Configurações.

Aqui, você pode configurar o Gravador de chamadas para gravar automaticamente ou manualmente. Outras opções permitem definir o local do arquivo, alterar a fonte de gravação e gravar automaticamente no alto-falante do telefone.

Agora, se você definir o aplicativo como automático, ele gravará as chamadas recebidas e efetuadas do início ao fim. Toque na gravação quando ela aparecer na tela para visualizá-la no aplicativo. Na tela de gravação, você pode reproduzir o arquivo, salvá-lo no telefone, compartilhá-lo por e-mail ou outros serviços e excluir a gravação.

O aplicativo é gratuito, mas lança anúncios indesejáveis. Este aplicativo também funcionou sem problemas no Androide 9.0, mas devolveu gravações silenciosas no Androide 10.