Sexta-feira, 29 de março de 2024

O que é Inteligência Artificial (IA)?

O TL; DR é que a IA é a ciência de construir computadores que podem resolver problemas como os humanos. Mas há muito (muito) mais do que isso.

Publicado em: 04/05/2019 às 10h08


Em setembro de 1955, John McCarthy, um jovem professor assistente de matemática do Dartmouth College, propôs corajosamente que "todos os aspectos do aprendizado ou qualquer outra característica da inteligência podem, em princípio, ser descritos com tanta precisão que uma máquina pode ser simulada".

John McCarthy chamou esse novo campo de estudo de "inteligência artificial" e sugeriu que um esforço de dois meses de um grupo de 10 cientistas poderia fazer avanços significativos no desenvolvimento de máquinas que pudessem "usar linguagem, formar abstrações e conceitos, resolver problemas agora reservados". para os seres humanos, e melhorar a si mesmos ".

Na época, os cientistas acreditavam otimista que logo teríamos máquinas pensantes fazendo qualquer trabalho que um humano pudesse fazer. Agora, mais de seis décadas depois, os avanços na ciência da computação e na robótica nos ajudaram a automatizar muitas das tarefas que antes exigiam o trabalho físico e cognitivo (pensamento) dos seres humanos.

Mas a verdadeira inteligência artificial, como McCarthy concebeu, continua a nos iludir.

O que exatamente é IA?


Um grande desafio com a inteligência artificial é que é um termo amplo e não há um acordo claro sobre sua definição.


Como mencionado, McCarthy propôs que a IA resolveria os problemas da maneira como os humanos fazem: "O esforço final é fazer programas de computador que possam resolver problemas e alcançar objetivos no mundo e também em humanos", disse McCarthy.


Andrew Moore, decano de ciência da computação na Universidade Carnegie Mellon, forneceu uma definição mais moderna do termo em uma entrevista de 2017 com a Forbes: "Inteligência artificial é a ciência e engenharia de fazer computadores se comportarem de maneiras que, até recentemente, pensávamos que era necessário a inteligência humana.

 

 

Don't Expect AI to Play Like a Human

 
Mas nossa compreensão da "inteligência humana" e nossas expectativas de tecnologia estão em constante evolução. Zachary Lipton, o editor da Approximately Correct, descreve o termo IA como "aspiracional, um alvo móvel baseado nas capacidades que os humanos possuem, mas que as máquinas não". Em outras palavras, as coisas que pedimos à IA mudam com o tempo.

Por exemplo, na década de 1950, os cientistas viam xadrez e damas como grandes desafios para a inteligência artificial (IA). Mas hoje, muito poucos considerariam as máquinas de jogar xadrez como IA. Os computadores já estão lidando com problemas muito mais complicados, como detectar câncer, dirigir carros e processar comandos de voz.


IA simples contra IA geral


A primeira geração de cientistas e visionários da IA ​​acreditava que seríamos capazes de criar inteligência em nível humano.

Mas várias décadas de pesquisa em IA mostraram que replicar o complexo pensamento de resolução de problemas e abstrato do cérebro humano é extremamente difícil. Por um lado, nós humanos somos muito bons em generalizar o conhecimento e aplicar conceitos que aprendemos em um campo para outro. Também podemos tomar decisões relativamente confiáveis ​​baseadas na intuição e com pouca informação. Ao longo dos anos, a IA de nível humano tornou-se conhecida como inteligência geral artificial (IGA) ou IA forte.

O hype inicial e excitação em torno IA atraiu interesse e financiamento de agências governamentais e grandes empresas. Mas logo ficou evidente que, contrariamente às primeiras percepções, a inteligência no nível humano não estava próxima e os cientistas tiveram dificuldade em reproduzir as funcionalidades mais básicas da mente humana. Na década de 1970, promessas não cumpridas e expectativas acabaram levando ao "inverno IA", um longo período durante o qual o interesse público e o financiamento da IA ​​diminuíram.

Foram necessários muitos anos de inovação e uma revolução na tecnologia de aprendizagem profunda para reavivar o interesse pela IA. Mas mesmo agora, apesar dos enormes avanços na inteligência artificial, nenhuma das atuais abordagens da inteligência artificial pode resolver problemas da mesma forma que a mente humana, e a maioria dos especialistas acredita que a AGI está a pelo menos décadas de distância.


O IA simples, estreito ou fraca não tem como objetivo reproduzir a funcionalidade do cérebro humano e, em vez disso, concentra-se em otimizar uma única tarefa. O Narrow IA já encontrou muitos aplicativos do mundo real, como reconhecimento de rostos, transformação de áudio em texto, recomendação de vídeos no YouTube e exibição de conteúdo personalizado no Feed de notícias do Facebook.

Muitos cientistas acreditam que eventualmente criaremos AGI, mas alguns têm uma visão distópica da era das máquinas pensantes. Em 2014, o renomado físico inglês Stephen Hawking descreveu a IA como uma ameaça existencial à humanidade, alertando que "a inteligência artificial completa poderia significar o fim da raça humana".

Em 2015, o presidente da Y Combinator, Sam Altman, e o CEO da Tesla, Elon Musk, dois outros crentes da AGI, co-fundaram o OpenAI, um laboratório de pesquisa sem fins lucrativos que visa criar inteligência geral artificial de uma maneira que beneficie toda a humanidade. (Musk já partiu.)

Outros acreditam que a inteligência geral artificial é um objetivo inútil. "Não precisamos duplicar os seres humanos. É por isso que me concentro em ter ferramentas para nos ajudar, em vez de duplicar o que já sabemos como fazer. Queremos que seres humanos e máquinas se associem e façam algo que não podem fazer sozinhos". diz Peter Norvig, diretor de pesquisa do Google.

Cientistas como Norvig acreditam que a IA estreita pode ajudar a automatizar tarefas repetitivas e laboriosas e ajudar os humanos a se tornarem mais produtivos. Por exemplo, os médicos podem usar algoritmos de IA para examinar varreduras de raios X em altas velocidades, permitindo que eles vejam mais pacientes. Outro exemplo de IA restrita é combater ameaças cibernéticas: os analistas de segurança podem usar a inteligência artificial para encontrar sinais de violações de dados nos gigabytes de dados que estão sendo transferidos através das redes de suas empresas.

O que são exemplos de inteligência artificial?


Aqui estão algumas das maneiras pelas quais a IA está trazendo mudanças tremendas para diferentes domínios.

Carros autônomos

Os avanços na inteligência artificial nos trouxeram muito perto de transformar em realidade o sonho de décadas de condução autônoma. Os algoritmos de Inteligência Artificial (IA) são um dos principais componentes que permitem que os carros autônomos compreendam o ambiente ao redor, captando informações de câmeras instaladas ao redor do veículo e detectando objetos como estradas, placas de trânsito, outros carros e pessoas.

Assistentes digitais e alto-falantes inteligentes

Siri, Alexa, Cortana e Google Assistant usam inteligência artificial para transformar palavras faladas em texto e mapear o texto para comandos específicos. A IA ajuda os assistentes digitais a compreender nuances diferentes da linguagem falada e sintetizar vozes semelhantes às humanas.


Tradução

Por muitas décadas, traduzir textos entre diferentes idiomas foi um ponto problemático para os computadores. Mas o aprendizado profundo ajudou a criar uma revolução em serviços como o Google Tradutor. Para ser claro, a IA ainda tem um longo caminho a percorrer antes de dominar a linguagem humana, mas até agora os avanços são espetaculares.


Reconhecimento facial

O reconhecimento facial é uma das aplicações mais populares da inteligência artificial. Ele tem muitos usos, incluindo desbloquear seu telefone, pagar com seu rosto e detectar intrusos em sua casa. Mas a crescente disponibilidade da tecnologia de reconhecimento facial também deu origem a preocupações com privacidade, segurança e liberdades civis.


Remédios

De detecção de câncer de pele e análise de raios-X e ressonância magnética para fornecer dicas de saúde personalizadas e gerenciamento de sistemas de saúde inteiros, a inteligência artificial está se tornando um facilitador-chave em saúde e medicina. A IA não substituirá o seu médico, mas pode ajudar a melhorar os serviços de saúde, especialmente em áreas carentes, onde os assistentes de saúde com alimentação artificial podem aliviar um pouco a carga dos poucos clínicos gerais que têm de atender grandes populações .