Sexta-feira, 29 de março de 2024

Dicas do Gmail que ajudarão você a usar melhor o e-mail

O serviço de e-mail gratuito do Google percorreu um longo caminho desde sua estréia há 15 anos. Está na hora de você se tornar um usuário avançado do Gmail. Essas dicas vão te levar até l

Publicado em: 19/04/2019 às 07h42

EDMIR TERRA

O Gmail percorreu um longo caminho. Não é perfeito e ocasionalmente provoca ondas de indignação em toda a sua base de usuários. Mas vamos ser honestos: com o Gmail, você ganha muito por nada.

Como um aplicativo da Web, o Gmail é um trabalho constante em andamento, mas a quantidade de energia sob o capô é bastante impressionante. Claro, há muitos complementos de navegador e extensões que podem aprimorar o Gmail especificamente, muito além de seus parâmetros originais. No entanto, nem toda tecnologia de usuário avançado do Gmail exige acessórios especiais. Bastante é possível através da interface principal - ou na ponta dos seus dedos no teclado - sem nunca fazer alterações nas configurações ou instalar algo extra.

Dominar até mesmo alguns deles ajudará você a aproveitar ao máximo o que o Gmail tem para oferecer além do básico de enviar e receber mensagens, por correio eletrônico (e-mail). Vamos começar.

1-Para PAGAR (ou enviar dinheiro)

O Google Pay Send (antigo Google Wallet) está integrado no Gmail. Clique no ícone de cifrão na parte inferior de uma mensagem e você terá a opção de enviar dinheiro. Ou selecione Solicitar dinheiro para que alguém pague.

Você e o destinatário precisarão de uma conta do Google Pay Send com informações bancárias anexadas; A configuração do Google Pay Send para "Enviar dinheiro usando o Gmail" também deve estar ativada. O máximo é de US $ 9.999, seja enviando ou recebendo. Mais usado nos EUA.

2-Folha de fraude de atalhos

O Gmail está repleto de atalhos de teclado para praticamente tudo que você pode fazer. Confira a Minimalistic Gmail Cheat Sheet do Visual.ly para uma representação graficamente perfeita. Ou aperte Shift +? enquanto no Gmail para obter uma lista pop-up. Para mudar as coisas, vá até o ícone de roda dentada (rodinha de engrenagem)> Configurações> Atalhos de teclado e ligue-os para personalizar as teclas usadas. Você não pode personalizar se estiver usando o G Suite.

3-Use várias contas do Gmail

Se você é um super fã do Gmail e tem várias contas, não é necessário fazer login e sair constantemente. Na área de trabalho (usando o Chrome, Firefox, Edge), você pode entrar em várias contas de uma só vez. Cada um pode ocupar uma guia e permanecer conectado. Clique no avatar da sua conta no canto superior direito e selecione Adicionar conta. Em seguida, para alternar entre contas, clique no seu avatar novamente e clique na conta desejada; nenhuma entrada de senha exigida. O processo é semelhante no celular.

4-Como "Desfazer envio" no Gmail


Todos conhecemos o pânico de enviar "enviar" em um e-mail cedo demais. Com o Gmail, você pode adicionar um buffer (memória temporária) para recuperar uma mensagem enviada incorretamente com "Desfazer envio".

Com o lançamento do novo Gmail no ano passado, a opção Desfazer envio está ativada por padrão e você não pode desativá-lo. Mas você pode ajustar quanto tempo você precisa para cancelar um email. Vá até o ícone de roda dentada (engrenagem)> Configurações> Geral e selecione por quanto tempo você deseja desfazer uma mensagem enviada (5, 10, 20 ou 30 segundos). Em seguida, role para baixo e salve as alterações. Sempre que você enviar uma mensagem, verá um link Desfazer em uma caixa preta flutuando no canto inferior esquerdo da tela na área de trabalho e na parte inferior direita no celular.

Se você clicar no link antes do tempo acabar, sua mensagem não será apagada. Você terá a chance de reeditá-lo antes de tentar novamente ou excluí-lo completamente. Você pode até mesmo desfazer os descartes, então quando você excluir uma mensagem em andamento, você pode trazê-lo de volta e começar de novo.

5-Pontos são uma ilusão

O segredo mais conhecido de todos os tempos sobre o Gmail é que ele ignora períodos em seu endereço de e-mail. Então [email protected] é o mesmo que você[email protected] ou mesmo s.e.u.n.o.m.e. @ gmail.com. Todos eles vão para a mesma pessoa. Esse recurso pode parecer inútil, mas você ainda pode ver o padrão, por isso é um ótimo truque para inscrever-se em boletins informativos ou compartilhar seu endereço de e-mail - você pode dizer quem vendeu seu nome a spammers, por exemplo.

6-Adicione um MAIS ao seu endereço

Outro truque de endereço do Gmail consagrado pelo tempo: o Gmail ignora qualquer coisa depois de um sinal de adição (+). Então [email protected] vai para o mesmo lugar que [email protected]. A diferença é que esse alias é incrivelmente útil para filtrar mensagens, pois os filtros do Gmail vêem o que está depois do sinal de adição. Assim, se você se inscrever em todos os boletins informativos com [email protected], precisará filtrar somente as mensagens enviadas para esse endereço, e não para cada remetente de boletim informativo individual. (Isso nem sempre funciona, pois muitos serviços não permitem inscrições com e-mails com caracteres opcionais, dos quais o sinal de mais é um.)

7-Potencie sua pesquisa


A maneira rápida de fazer uma pesquisa avançada no Gmail é clicar na seta para baixo (para baixo) na caixa de pesquisa, que produz a caixa de diálogo de pesquisa exibida acima. Mas o Gmail suporta muitos operadores de pesquisa.

Por exemplo, digite "in: trash" e "in: spam" para incluir essas pastas em uma pesquisa (elas geralmente são ignoradas). Ou restrinja uma pesquisa apenas para "in: inbox". Use "label:" seguido pelo nome da etiqueta/pasta para pesquisar apenas nessa pasta. O "nome do arquivo:" seguido pelo nome de um arquivo real encontra anexos específicos.

Use um sinal de menos (hífen) para pesquisar uma coisa e não outra: "filme-jantar" só encontraria mensagens que dizem "jantar", mas pule qualquer menção a "filme". O outro operador booleano suportado é "OR" (digite-o em maiúsculas), mas a lista completa tem muito mais opções.

8-Google armazena todas as imagens

Quando você recebe um email com uma imagem incorporada, normalmente é como uma página da Web - a imagem é carregada da fonte. Não no Gmail. Em 2013, o serviço começou a armazenar em cache todas as imagens que passam por seu sistema. Quando você carrega uma imagem em uma mensagem do Gmail, ela vem dos servidores do Google.

Em teoria, isso dificulta que os golpistas insiram malware em imagens enviadas por e-mail, mas nem sempre é esse o caso. Se estiver preocupado, acesse Configurações> Geral> Imagens, marque "Perguntar antes de exibir imagens externas" e salve suas alterações. Isso ajudará as mensagens a serem carregadas com mais rapidez, mas se você enviar e-mails com imagens anexadas, isso não impedirá o Google de armazená-las em cache. Portanto, se suas imagens forem confidenciais ou proprietárias, e você não as quiser nos servidores do Google por qualquer motivo, encontre outra maneira de enviá-las.

9-Fazer backup de todas as mensagens

Você deve confiar no Google para salvar sempre todas as suas mensagens importantes, sem mencionar contatos e anexos? Claro que não. Felizmente, o Google Takeout permite que os usuários façam o download de todo o seu conjunto de dados do Gmail, no formato MBOX padrão, que você pode visualizar mais tarde com um cliente de e-mail como o Thunderbird. Você não precisa receber todos os seus e-mails; pegue somente alguns rótulos ou categorias clicando em Todos os dados de email incluídos, se preferir.

10-Meu Deus está cheio de estrelas

Estrelas são como você dá importância à mensagem, significando que ela precisa ser lida mais tarde, requer acompanhamento, faz uma pergunta que você não pode responder no momento, ou talvez todas as opções acima. Clicar na estrela em uma mensagem irá destacá-la e facilitar a localização (sob o rótulo/pasta marcados com estrela ou a pesquisa por é: com estrela).

No entanto, você não está limitado a apenas uma estrela amarela. Vá para Configurações> Geral> Estrelas e ative a opção de usar uma estrela, quatro estrelas ou todas as estrelas. Em seguida, clique no ícone de estrela repetidamente na própria mensagem para percorrer até a que você deseja.

Precisa procurar em um ícone especial de estrela? A pesquisa "has: estrela-azul" por exemplo, para encontrar aqueles com estrelas azuis, ou "has: verde-check" ou "has: púrpura-question" ou "has: laranja-guillemet" (esses são os duplos caracteres:) etc.

11-Estabelecer uma indicação (delegar)


Você pode delegar outra pessoa para compartilhar o controle da sua conta do Gmail, seja ela uma administradora da empresa ou outra pessoa significativa. Configure a conta em Configurações> Contas e Importar> Conceder acesso à sua conta> Adicionar outra conta. A pessoa também precisa ter uma conta do Google ou do Gmail de algum tipo: o endereço de e-mail deve terminar no nome de domínio correspondente ao seu, seja gmail.com ou um domínio usado como parte do G Suite.

Se você for para o caminho acima e encontrar alguém (alguém delegado) que não autorizou, mude sua senha imediatamente - você provavelmente foi pego.


12-Excluir mensagens grandes para usar os 15 Gb gratuitos


Se você chegar perto de usar os 15 GB de armazenamento fornecidos pelo Google gratuitamente e não quiser pagar mais, exclua algumas mensagens. Procure por "size: xm", onde você substitui o x por um número. O "m" significa megabytes. Qualquer mensagem com mais de 10 MB de tamanho provavelmente tem alguns anexos importantes: salve-os em seu disco rígido (não no Google Drive - esse é o espaço que você compartilha com o Gmail, por isso não economiza nada.)

Outra opção: execute o Find Big Mail, um serviço que cria automaticamente etiquetas para todas as suas mensagens de tamanho maior, para que sejam fáceis de encontrar. É gratuito para uma única conta do Gmail. Somente os usuários do G Suite são cobrados.

13-Acelerar o Gmail que está Lento


Se o tempo de carregamento do Gmail no navegador da sua área de trabalho estiver acabando com você, você poderá acelerá-lo. Procure o link no canto inferior direito, quando a barra de progresso do Gmail parar. Ele diz "Carregar HTML básico", e é apenas o Gmail, sem toda a qualidade funky do HTML5/Javascript. Se você quiser sempre a versão lenta (porque às vezes até o Gmail carrega rápido demais para atingir esse link), clique no link Definir HTML básico como visualização padrão na parte superior.


14-Cancelar inscrição em tudo que enviam sem te pedir


Você está recebendo um monte de boletins e outros avisos que você não quer? A maioria tem um link Unsubscribe na parte inferior da mensagem e você pode e deve usá-los. O Gmail (celular e computador) também coloca um link "Cancelar inscrição" no TOPO da mensagem, ao lado do nome do remetente, se conseguir detectar o link na mensagem.


Para facilitar a limpeza, digite "cancelar inscrição" na pesquisa e você verá uma lista de todas as mensagens que tiverem a palavra listada. Percorra cada uma delas - é o mais perto possível de cancelar a inscrição em massa sem um serviço de terceiros. Para mais, leia Como cancelar a inscrição de e-mails indesejados.

15-Arquivar no Inbox Zero


"Inbox Zero" é que o maravilhoso estado Zen consegue-se com absolutamente zero mensagens não lidas numa caixa de entrada. Não é fácil, porque as mensagens de e-mail podem ser lembretes de tarefas ou eventos. Pior, as caixas de entrada podem ser como a caixa de entrada de uma mesa - repletas de coisas que você está evitando.

Se você não conseguir marcar uma mensagem como lida no caso de ter que voltar a ela ou, pior ainda, nunca excluir uma mensagem à qual você possa fazer referência posteriormente, ainda será possível acessar a Inbox Zero. Simplesmente arquive as mensagens.

Isso é o que os rótulos fazem - você está arquivando mensagens em um rótulo para encontrar depois. No entanto, você não precisa de um marcador para arquivar mensagens. Ao ler uma mensagem ou ao selecioná-la na caixa de entrada, clique no botão Arquivar na parte superior (a caixa do arquivo com a seta para baixo), e as mensagens serão armazenadas ocultas pelo Gmail. Encontre-os mais tarde com uma pesquisa.

Não há um rótulo "arquivo", mas você pode procurar no link "Todos os e-mails" na parte inferior da navegação à esquerda. Lembre-se de que as mensagens arquivadas ainda são contabilizadas no seu armazenamento do Gmail, porque você as armazena. Se você quiser realmente se livrar deles e de seus anexos, arraste a mensagem para o marcador Lixeira, onde eles permanecerão por 30 dias antes de serem excluídos permanentemente.

Melhor ainda, livre-se de mensagens frequentemente recebidas e ignoradas que você não pode excluir, como recibos, arquivando-os automaticamente usando filtros. Clique em uma mensagem e vá para o menu Mais> Filtrar mensagens como estas. Um formulário aparece que irá preencher automaticamente as informações sobre a mensagem (como de quem é); Clique em Criar filtro com esta pesquisa e verifique as opções de onde você deseja que essa mensagem seja arquivada. O melhor de tudo, clique em "Marcar como lido" para que você nunca se incomode com isso no futuro.

 

(para ver oi original acesse: https://www.pcmag.com/feature/324107/38-gmail-tips-that-will-help-you-conquer-email/34