Sexta-feira, 29 de março de 2024

Preço da gasolina sofre aumentos de 4,2% nas refinarias

Publicado em: 01/09/2017 às 14h30

dourados news

Foto: Arquivo/Dourados News

Não é apenas o mês que é novo, o preço da gasolina também, isso porque a partir de hoje (01º), a gasolina está 4,2% mais caro nas refinarias, este é o reajuste desde a implantação da nova política de preços há dois meses. Na quarta-feira (30), já havia sido anunciado para ontem (31), um aumento de 0,5%.

As informações estão na página da Petrobras, onde também foi comunicado um aumento de 0,8% para o óleo diesel que entra em vigor nesta sexta-feira (01º). Ontem (31), a empresa havia divulgado para diesel uma majoração de 2,5%.

Justificativa

Embora a Petrobras não fale, a alta está diretamente ligada aos aumentos da cotação da gasolina em decorrência da tempestade Harvey, que vem devastando os estados do Texas e de Louisiana, nos Estados Unidos.

Com o aumento, o preço da gasolina acumula alta nos últimos dias de 4,7% e o óleo diesel de 4,2%.

Nova política de preços

A Agência Brasil informou que a nova política de preços adotada pela Petrobras, anunciada no dia 30 de junho, já afirmava que os reajustes teriam mais frequência e poderiam até ser diários, dependendo das oscilações do preço do produto no mercado externo.

Aprovadas pela diretoria executiva, as alterações objetivam dar maior autonomia para a área técnica de marketing e comercialização da estatal, mesmo que os reajustes acumulados por produto estejam, na média Brasil, dentro de uma faixa determinada de -7% a +7%, respeitando a margem estabelecida pelo Gemp (Grupo Executivo de Mercado e Preços).

A Petrobras entende que, com a revisão anunciada, a nova política de preços permitiria maior aderência dos preços do mercado doméstico ao mercado internacional no curto prazo e possibilitaria competir de maneira mais ágil e eficiente, recuperando parte do mercado que a empresa vinha perdendo para os derivados importados.