Quinta-feira, 28 de março de 2024

Cresce a comercialização de orgânicos com incentivos do Governo

Publicado em: 20/08/2017 às 16h54


Alimento saudável, sem agrotóxicos e com garantia de qualidade. São produtos frescos, cultivados em hortas, indo direto para a mesa das famílias brasileiras. Essa é a ideia de agricultores familiares da região de Campo Grande, que, preocupados com a saúde da população, investiram em agricultura orgânica e aumentaram suas produções, graças a incentivos de programas do Governo Federal, executados pela Sead. A partir desse desejo de fornecer cada vez mais produtos orgânicos para a região, surgiu a ideia da Cooperativa dos Produtores Orgânicos da Agricultura Familiar de Campo Grande (Organocoop).

Com o acesso ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), eles investiram em maquinários para facilitar o trabalho no campo, e passaram a comercializar por meio de chamadas públicas como a realizada, por exemplo, pela Central de Distribuição de Alimentos do estado e através de cotação para da Santa Casa - Associação Beneficente de Campo Grande.

A Organocoop atualmente conta com 48 associados, sendo 90% agricultores familiares. Vanderlei participa do Pnae e do PAA desde 2012. Outros associados também seguiram esse caminho e, em 2017, a Cooperativa contabiliza 11 produtores comercializando para os programas, sendo o único grupo de orgânicos da região de Campo Grande a participar. Essa iniciativa reflete diretamente na produção: antes, eram colhidas pela Organocoop cerca 3,2 mil toneladas de alimentos por ano e, após o acesso aos programas, a produção subiu para 4 mil.

Outro projeto de agricultura orgânica de Campo Grande é o Terra Benta, formado por um grupo de amigos, que tinha o anseio de trabalhar diariamente com a mão na terra. Para os idealizadores, a terra é sagrada e a natureza precisa ser respeitada. O projeto, que está há quase dois anos sendo desenvolvido, iniciou seus trabalhos através de uma pesquisa de campo com o consumidor final. A partir daí, nasceu a Terra Benta e, garantir alimentos sempre fresquinhos é a principal missão da fazenda.

A área de produção da propriedade foi pensada como estratégia para garantir, além da qualidade, agilidade e regularidade de entrega dos alimentos. O agricultor explica que a fazenda possui oito mil metros quadrados de área, com plantio de 12 espécies de hortaliças orgânicas e que já conta com dez pontos de vendas da produção na cidade. O projeto está buscando parceria com os cooperados da Organocoop com o objetivo de comercializar os alimentos cultivados pelos agricultores familiares da Cooperativa. "Todos que estiverem credenciados, poderão ser nossos parceiros. Vamos firmar parceria com os agricultores, sendo mais um elo de comercialização deles, como também comprando parte de suas produções", finaliza Carlos.