Sábado, 4 de dezembro de 2021

Mindfulness para crianças

Crianças de todas as idades podem se beneficiar da atenção plena, a prática simples de trazer uma atitude gentil e de aceitação para o momento presente. Pode ajudar pais e cuidadores também, promovendo felicidade e aliviando o estresse. Aqui, oferecemos dicas básicas para crianças e adultos de todas as idades, além de diversas atividades que desenvolvem compaixão, foco, curiosidade e empatia. E lembre-se de que a atenção plena pode ser divertida.

Publicado em: 09/10/2021 às 07h30


O que é atenção plena e por que as crianças precisam dela? Desde os primeiros momentos, a atenção plena pode ajudar a minimizar a ansiedade e aumentar a felicidade.

Como isso ajuda

A adversidade vem até nós desde o momento em que nascemos. Os bebês ficam com fome e cansados. As crianças lutam com a linguagem e o autocontrole. E à medida que as crianças se desenvolvem da adolescência para se tornarem adolescentes, a vida fica cada vez mais complicada. Desenvolver relacionamentos, navegar na escola e exercer independência - a essência do crescimento - cria naturalmente situações estressantes para todas as crianças.

Em cada estágio de desenvolvimento, a atenção plena pode ser uma ferramenta útil para diminuir a ansiedade e promover a felicidade. Mindfulness - uma técnica simples que enfatiza prestar atenção ao momento presente de uma maneira que aceita e não julga - surgiu como uma prática popular nas últimas décadas. Está sendo ministrado para executivos de empresas, atletas no vestiário e, cada vez mais, para crianças em casa e na escola.

Hábitos Antigos

As crianças são especialmente adequadas para se beneficiar da prática da atenção plena. Os hábitos formados no início da vida informarão os comportamentos na idade adulta e, com atenção plena, temos a oportunidade de dar aos nossos filhos o hábito de serem pacíficos, gentis e receptivos.

“Para as crianças, a atenção plena pode aliviar quaisquer dificuldades que possam encontrar na vida”, disse Annaka Harris, uma autora que ensina atenção plena às crianças. “Também lhes dá a beleza de estar no momento presente.”

Parte da razão pela qual a atenção plena é tão eficaz para as crianças pode ser explicada pela maneira como o cérebro se desenvolve. Enquanto nossos cérebros estão em constante desenvolvimento ao longo de nossas vidas, as conexões nos circuitos pré-frontais são criadas em seu ritmo mais rápido durante a infância. Mindfulness, que promove habilidades que são controladas no córtex pré-frontal, como foco e controle cognitivo, pode, portanto, ter um impacto particular no desenvolvimento de habilidades, incluindo autorregulação, julgamento e paciência durante a infância.

Modelando Mindfulness

Mindfulness não é algo que pode ser terceirizado. Para pais e responsáveis, a melhor maneira de ensinar uma criança a ser consciente é incorporar a prática por si mesmo.

“Aprender mindfulness não é como aulas de piano, em que alguém pode ensiná-lo a seus filhos”, disse Susan Kaiser Greenland, uma instrutora de mindfulness que trabalha com crianças. "Você tem que aprender sozinho."

Claro, ser pai é uma experiência incrivelmente estressante por si só. Para aqueles que criam filhos, praticar exercícios de atenção plena - e de preferência praticar meditação consciente por alguns minutos por dia - pode ser profundamente benéfico, permitindo que os cuidadores não apenas compartilhem as habilidades de felicidade e aceitação com uma nova geração, mas também cuidem melhor de eles próprios ao mesmo tempo.

“Para jogar o jogo da vida com atenção plena”, disse Sumi Loundon Kim, capelão budista da Universidade de Duke (USA) que trabalha com jovens, “você precisa praticar a atenção plena”.