Quinta-feira, 28 de março de 2024

Mulher de 105 anos venceu a covid-19 devido a passas embebidas em gim

Um mulher de 105 anos lutou contra o coronavírus e provou que os remédios caseiros para manter sua imunidade forte fazem maravilhas

Publicado em: 01/03/2021 às 15h24

New York Times

Você provavelmente já está ciente do fato de que aquelas pessoas com mais de 50 anos são mais suscetíveis a doenças graves quando se trata de coronavírus. Em tal situação, alguém com teste positivo para o novo vírus aos 105 anos é bastante preocupante simplesmente por causa das altas chances de morte, pela alta idade.

Portanto, quando Lucia DeClerck, de 105 anos, contraiu o coronavírus em seu aniversário, muitos ao seu redor ficaram extremamente preocupados com sua vida. Mas, a mulher venceu tudo! Na verdade, ela apresentou poucos sintomas e voltou ao normal em apenas 2 semanas.

Mas sobreviver ao coronavírus, disse ela, também pode ter algo a ver com outro alimento básico: as nove passas douradas encharcadas de gim que ela comeu todas as manhãs durante a maior parte de sua vida. “Encha uma jarra”, ela explicou. “Nove passas por dia depois de descansar por nove dias.”

Seus filhos e netos relembram o ritual como apenas um dos hábitos cativantes de toda a vida da Sra. DeClerck, como beber suco de aloé vera direto do recipiente e escovar os dentes com bicarbonato de sódio. (Isso também funcionou: ela não teve cárie até os 99 anos, disseram parentes.)

“Nós apenas pensamos: 'Vovó, o que você está fazendo? Você é louca '”, disse sua neta de 53 anos, Shawn Laws O’Neil, de Los Angeles. “Agora a risada é nossa. Ela venceu tudo que apareceu em seu caminho. "

É uma longa lista. Nascida em 1916 no Havaí (Ilha americana) de pais que vieram da Guatemala e da Espanha, ela conviveu com a gripe espanhola, duas guerras mundiais e a morte de três maridos e um filho.

Ela se mudou para Wyoming, Califórnia, e de volta ao Havaí, antes de finalmente chegar a Nova Jersey, onde morava com seu filho mais velho. Depois de completar 90 anos, ela se mudou para uma comunidade adulta em Manahawkin, N.J., ao longo de Jersey Shore, onde permaneceu ativa até se machucar em uma queda há cerca de quatro anos.

“Ela é apenas o epítome da perseverança”, disse a Sra. O'Neil. “A mente dela é tão afiada. Ela vai se lembrar de coisas quando eu era criança que eu nem me lembro. "

A Sra. DeClerck, a moradora mais velha de sua casa de repouso em South Jersey, soube que havia contraído o vírus em seu 105º aniversário, 25 de janeiro, um dia após ter recebido sua segunda dose da vacina Pfizer-BioNTech, de acordo com Michael Neiman, o administrador da casa de repouso.

 

No início, ela disse que estava com medo. Ela não gostava de ficar isolada e sentia falta da conversa diária do desfile de cuidadores na Reabilitação e Enfermagem de Mystic Meadows, uma instalação com 120 leitos em Little Egg Harbor. Ela apresentou poucos sintomas, disse Neiman. E em duas semanas ela estava de volta ao seu quarto, segurando o rosário e usando seus óculos de sol e chapéu de tricô, sua marca registrada.

Para seus dois filhos sobreviventes, cinco netos, 12 bisnetos e 11 tataranetos, que a chamam de vovó Lúcia, ela tem um novo apelido, Sra. O'Neil disse: “A durona de 105 anos que chutou Covid.” Na segunda-feira, ela recebeu uma mensagem do governador Philip D. Murphy, que descreveu um telefonema com ela durante uma coletiva de imprensa sobre o coronavírus. “Que conversa animadora”, disse o governador.

A família da Sra. DeClerck se reuniu em janeiro de 2020 em Mystic Meadows para comemorar seu 104º aniversário antes do início da pandemia. Quando souberam que ela havia contraído o vírus, eles se prepararam para o pior.

“Ficamos muito preocupados”, disse seu filho, Phillip Laws, 78 anos. “Mas ela tem uma tenacidade inacreditável”, acrescentou. "E ela tem aquele rosário - o tempo todo." Católica devota, a Sra. DeClerck conduzia as orações do rosário todas as semanas na casa de repouso e, antes da pandemia, participava da missa semanal.

Ela criou três filhos e durante décadas administrou uma loja de esquina com seu primeiro marido, Henry Laws Jr., em Los Angeles (Califórnia). Ela se casou mais duas vezes depois de retornar ao Havaí, onde trabalhou como auxiliar de saúde domiciliar e recebia netos para visitas de verão. A Sra. DeClerck é uma das 62 residentes de Mystic Meadows que contraíram o vírus; quatro pacientes morreram, incluindo três que estavam recebendo cuidados paliativos, disse Neiman.

“Somos tão cuidadosos quanto possível”, disse ele, “mas isso encontra uma maneira de entrar sorrateiramente”. Em janeiro, os residentes estavam sendo testados duas vezes por semana, e um teste rápido na última semana do mês mostrou que DeClerck havia contraído o vírus.

“No início, ela estava um pouco apreensiva, um pouco assustada, mas disse: ‘Deus vai me proteger’ ”, disse Neiman.

Ela também havia sido vacinada, o que provavelmente contribuiu para sua recuperação. Os primeiros estudos do programa de inoculação em massa da Grã-Bretanha mostraram fortes evidências na segunda-feira de que mesmo uma dose da vacina pode ajudar a reduzir as hospitalizações relacionadas ao coronavírus. A Sra. DeClerck não é a pessoa mais velha a vencer o vírus.

A moradora mais velha conhecida da Europa, a irmã (freira) André, contraiu o vírus em 116 - tornando-se a pessoa mais velha conhecida a sobreviver ao Covid-19. Ela comemorou com uma taça de champanhe em seu 117º aniversário no início deste mês em uma casa de repouso em Toulon, uma cidade no sudeste da França.

Como a irmã André, a Sra. DeClerck pode estar pronta para um brinde. Mas é provável que envolva gim e um punhado de passas douradas. A família dela está seguindo o exemplo. “Agora todos nós estamos correndo e pegando potes de Mason e passas amarelas e tentando alcançá-los”, disse a Sra. O'Neil.