Sexta-feira, 29 de março de 2024

Este será um ano escolar perdido para as crianças nos Estados Unidos?

À medida que os alunos de todo o país iniciam a escola, os especialistas em educação avaliam as implicações de longo prazo do aprendizado remoto, o desaparecimento de recursos e o aumento da desigualdade nos EUA

Publicado em: 13/09/2020 às 10h02

New York Times

A escola nos Estados Unidos não está nem perto do normal neste outono. A maioria dos alunos não está passando pelas portas da escola, sentando-se em carteiras ao lado de seus colegas de classe ou encontrando seus novos professores cara a cara. Eles estão em casa, tentando aprender por meio de telas. (É ainda mais provável que seja o caso se os alunos morarem em cidades ou subúrbios.) Se eles tiverem sorte, eles têm um laptop ou um tablet e uma conexão rápida à Internet - o mínimo que a educação remota exige. Do contrário, eles podem ser excluídos da escola sem culpa própria ou de suas famílias. De acordo com o Center on Reinventing Public Education, um grupo de pesquisa apartidário, os alunos em distritos de alta pobreza têm maior probabilidade de começar o ano com ensino totalmente remoto.

O debate sobre que forma a escola deveria assumir neste outono afundou em meio à divisão política e à incerteza. No início de agosto, enquanto os professores levantavam questões de segurança sobre a reabertura e os funcionários da educação lutavam com orientações de saúde pública inconclusivas e em constante mudança, o presidente Donald Trump tuitou "ABRA AS ESCOLAS !!!" Foi uma declaração geral, feita sem consideração de onde ou como a reabertura poderia ser tentada com risco razoável, com base na taxa local de casos e testes de coronavírus. O governo Trump também ameaçou obter financiamento federal de escolas que não reabriram, em vez de oferecer mais assistência para a preparação e precauções que a pandemia exige.

O risco de surtos de coronavírus tem sido a principal preocupação. Mas fechar a escola e ir para outro local também acarretará um custo sério, suportado pelos alunos: perda de aprendizado e desenvolvimento socioemocional. Em Los Angeles, por exemplo, as matrículas no jardim de infância despencaram neste outono, uma queda que as autoridades escolares atribuem à dificuldade que as famílias têm de apoiar o aprendizado online em tempo integral em casa, que é o que as crianças precisam.

“Assim que as escolas fecharam nos primeiros dias da pandemia, os educadores descobriram rapidamente as possibilidades e os limites das tecnologias de ensino à distância”, observa Justin Reich, diretor do M.I.T. Laboratório de sistemas de ensino e autor do livro “Falha ao interromper: por que a tecnologia sozinha não pode transformar a educação”, que será publicado este mês.

“Meses depois, é óbvio que os pontos positivos da tecnologia de aprendizagem são substancialmente compensados ​​pela perda de escolas como locais de camaradagem, abrigo, nutrição, serviços sociais, ensino e aprendizagem. Muitas coisas que acontecem nas escolas simplesmente não podem acontecer à distância. ” Reunimos cinco especialistas para falar sobre o impacto duradouro desse período extenso e sem precedentes de educação revertida. Acompanhando esta mesa redonda estão fotos de alunos, professores e funcionários durante os primeiros dias do ano letivo de 2020, capturando a grande variedade de ambientes de aprendizagem em todo o país.

Susana Cordova é superintendente das escolas públicas de Denver. Ela trabalha no distrito há mais de 30 anos, iniciando sua carreira como professora em uma escola de ensino fundamental bilíngue. As escolas públicas de Denver atendem a cerca de 94.000 alunos, 63% dos quais são elegíveis para almoço grátis e a preço reduzido e 75% dos quais são latinos, negros, asiáticos ou indígenas.

Nikole Hannah-Jones é redatora da The New York Times. Ela ganhou o Prêmio Pulitzer de 2020 pelos comentários por seu ensaio no Projeto 1619, que ajudou a conceber. A filha dela vai para uma escola pública no Brooklyn.

John B. King Jr. é o presidente e executivo-chefe da Education Trust, uma organização nacional sem fins lucrativos que busca identificar e eliminar as lacunas de oportunidades e realizações, desde a pré-escola até a faculdade. Em 2016 e 2017, King atuou como Secretário de Educação dos Estados Unidos na administração Obama.

Pedro Noguera, ex-professor de escola pública e sociólogo, é reitor da Rossier School of Education da University of Southern California. Seu livro mais recente, que escreveu com Esa Syeed, é “Escolas da cidade e o sonho americano 2: A promessa duradoura da educação pública”.

Shana V. White ensina ciência da computação para cerca de 200 alunos em uma escola pública em Atlanta. Em 2019, ela foi nomeada bolsista de Diversidade e Inclusão na Georgia Tech e bolsista de Equidade pela Computer Science Teachers. Esta discussão foi editada e condensada para maior clareza, com material adicionado de entrevistas de acompanhamento.

O que sabemos sobre a perda da escola presencial?

Emily Bazelon: Pedro, você poderia começar explicando o que sabemos sobre o efeito de faltar ou interromper a escola?

Pedro Noguera: A investigação que temos de fazer é sobre a frequência escolar e a sua correlação com o rendimento escolar. Em média, quando as crianças faltam à escola, isso tem um impacto negativo no seu desempenho. É mais perceptível nas séries iniciais, com relação à leitura, e nas séries anteriores em matemática. E para crianças com dificuldades de aprendizagem, isso é perceptível em todas as áreas, porque essas crianças precisam de suporte direto mais intensivo.

Bazelon: A pesquisa que você está citando é sobre o absenteísmo crônico, definido como perda de 10 por cento ou mais do ano letivo. Na primavera passada, muitos alunos nunca se conectaram ou participaram esporadicamente do ensino à distância depois que as escolas fecharam por causa do coronavírus. “Dois terços a três quartos dos professores disseram que seus alunos estavam menos envolvidos durante o ensino remoto do que antes da pandemia, e que o envolvimento diminuiu ainda mais no decorrer do semestre”, escreveram Matt Barnum e Claire Bryan para o site de reportagem educacional Chalkbeat em junho. “Os professores de alunos de baixa renda e negros eram muito mais propensos a relatar que seus alunos não estavam regularmente envolvidos no aprendizado à distância.”

John B. King Jr .: McKinsey, a empresa de consultoria, fez uma análise extrapolando a partir da pesquisa existente sobre o impacto do aprendizado remoto. Ele projetou uma média de sete meses de aprendizagem inacabada, assumindo que a aprendizagem híbrida ou totalmente remota continua intermitente até janeiro de 2021. Isso sobe para nove meses em média para alunos latinos e 10 meses para alunos afro-americanos, devido aos problemas que os distritos com recursos insuficientes têm com acesso adequado à internet e dispositivos e apoio aos professores na aprendizagem à distância.

É seguro dizer que houve uma perda significativa de aprendizado por causa dos fechamentos inevitáveis ​​nesta primavera. Alguns distritos e escolas estavam melhor posicionados para fazer essa transição do que outros. E, infelizmente, devido ao fracasso do governo federal em responder adequadamente à pandemia e ao fracasso do Congresso em agir, estamos caminhando para uma queda que fará com que as crianças percam ainda mais terreno acadêmico.

Bazelon: As perdas não devem ser universais. Outro estudo realizado com alunos da terceira à oitava série, realizado por pesquisadores da Brown University e da Universidade da Virginia, projetou que o terço dos melhores alunos teria o potencial de obter ganhos em leitura. Mas, em média, outros alunos voltariam à escola neste outono, tendo perdido um terço do progresso que deveriam ter feito no ano passado e metade do progresso esperado em matemática.

Pedro Noguera: A desigualdade da situação se agrava continuamente. E veremos as consequências disso por muitos anos.

Bazelon: Também há um risco de taxas mais altas de evasão para alunos do ensino médio. E o menor nível de escolaridade pode se traduzir, mais tarde na vida, em rendimentos mais baixos, problemas de saúde piores e expectativa de vida mais curta.

King: Depois, há o impacto social e emocional em crianças que foram isoladas de seus professores e colegas, ou que estão em lares onde houve trauma de Covid-19 ou trauma da crise econômica. Há crianças afetadas pela violência, vício ou abuso que não têm os relacionamentos de apoio que têm na escola. Isso vai custar muito aos nossos filhos, pois eles ficarão conosco por muito tempo.

Susana Cordova: A primavera passada foi tão inesperada. Quando começamos a mudar para o formato remoto em março, as crianças não tinham computadores, não tinham Internet. Em um período muito curto de tempo, adquirimos mais de 50.000 laptops e começamos a trabalhar com nossos alunos para se inscreverem em programas gratuitos de Internet. Mas os professores não estavam preparados, as famílias não estavam preparadas. Tive reuniões com professores onde trabalhavam e seguravam um bebê. Quer dizer, nenhum de nós estava preparado.

John King: Pense na criança que estava na primeira série no ano passado. Minha esposa lecionou na primeira série e esse é um ano crucial para aprender a ler. Então essa criança perdeu três ou quatro meses de escola na última primavera e agora está voltando para um novo ano acadêmico, e talvez a criança esteja em um distrito que oferecerá ensino totalmente remoto ou um híbrido de remoto e presencial. A criança provavelmente ainda não obterá o apoio regular para aprender a ler de que precisa. Estou realmente preocupado com onde essa criança vai estar daqui a dois, três, dez anos.

Shana V. White: Na primavera passada, tivemos que ter aulas sobre um sistema de gerenciamento de aprendizagem para os alunos acessarem. No início, era tipo, "Informe os alunos sobre os horários que você está disponível", e as crianças podiam ir e vir quando quisessem. Mais ou menos na metade, quando percebemos que não voltaríamos, estabelecemos horários que deveríamos estar online para os alunos todos os dias. Em seguida, vieram mais crianças. Mas tive vários alunos que nunca se conectaram.

Nikole Hannah-Jones: Na turma de 33 alunos da minha filha na cidade de Nova York, cerca de 10 crianças logaram pela internet. Não sei o que aconteceu com as outras 23. E mesmo as crianças que estavam logando, não consigo falar com os qualidade da educação que obtiveram nesses três meses.

Suzana Cordova: Em Denver, estamos colocando muita energia em abordagens mais fortes para o aprendizado remoto este ano. Mas acho que é essencial que, sempre que temos condições que podem proporcionar uma aprendizagem pessoal segura e saudável, façamos o máximo possível.

A taxa de Covid está muito baixa em Denver agora, então as condições de saúde são favoráveis. Provavelmente é tão bom quanto pode ser. Portanto, estamos fazendo uma reentrada lenta e gradual para trazer as crianças de volta com segurança. Estamos prestando cuidados infantis a um pequeno número de pais que trabalham, com uma equipe de prestadores de cuidados infantis licenciados. E estamos planejando inaugurar a pré-escola em setembro e também centros onde pequenos grupos de alunos - aqueles com pais que trabalham ou que podem não ter acesso confiável à Internet - possam participar do ensino à distância, com apoio. A ideia é fornecer supervisão de adultos presencial e na Internet consistente, de funcionários distritais como paraprofissionais.

Hannah-Jones: Por que prestadores de cuidados infantis ou paraprofissionais em vez de professores ensinando?

Cordova: Nossos prestadores de cuidados infantis trabalharam durante o verão e estão preparados para ir, enquanto treinamos nossa equipe de professores e nos certificamos de que temos o equipamento de proteção em escala para seguir em todas as nossas escolas. Trabalhar com as pessoas para lidar com suas preocupações tem sido enorme. Você deve verificar todos os procedimentos de saúde e segurança e deve lidar com a reação emocional das pessoas. Entre professores e pais, temos todo o espectro de, "A ciência é clara, traga todas as crianças de volta, as crianças precisam estar na escola", até "Não deixe ninguém voltar até que tenhamos 14 dias sem casos de coronavírus".

O que realmente me surpreendeu, francamente, foi a falta de clareza por parte dos especialistas médicos. Temos nos encontrado semanalmente com eles para criar uma matriz de tomada de decisão para a reabertura. Com as aulas começando esta semana, finalmente terminamos.

Hannah-Jones: O que me confunde é que a ciência não muda com base no fato de você ter uma babá ou um professor no prédio. Se estamos dizendo que não sabemos o suficiente para os professores voltarem às salas de aula, mas sabemos o suficiente para que os trabalhadores infantis de baixa renda voltem - eu não entendo isso.

Suzana Cordova: Concordo 100 por cento. Isso é parte da razão pela qual realmente temos pressionado para ter uma matriz de tomada de decisão que nos ajude a comunicar por que é seguro estar de volta, observando os dados. Mas sim, é um mundo louco quando dizemos que não é seguro para professores, mas pessoas que ganham de US$ 15 a US$ 20 por hora podem voltar. Já disse aos meus professores, disse ao conselho da minha escola: “Não quero ser o líder de uma organização que acredita nisso”.