Domingo, 27 de setembro de 2020

Frota municipal da prefeitura de Caarapó(MS) recebe mais um caminhão

Frota de caminhões municipais da prefeitura de Caarapó(MS) é aumentada com mais um caminhão 0 km

Publicado em: 30/07/2020 às 13h25


A frota de veículos da Secretaria de Governo e Infraestrutura da prefeitura de Caarapó acaba de ganhar um reforço. O município foi contemplado com mais um caminhão basculante zero km para atender a agricultura familiar e contribuir na manutenção de estradas na zona rural.

O prefeito André Nezzi (PSDB), que recebeu oficialmente o veículo em ato realizado na Capital na tarde de quarta-feira (29.07), informou que o caminhão foi adquirido com recursos viabilizados por meio de emenda ao orçamento da União pelo então deputado federal - hoje licenciado - Geraldo Resende (PSDB).

“Através de nossas ações junto aos nossos parlamentares, seja na esfera federal ou estadual, somente nos últimos 60 dias recebemos dois novos caminhões basculantes, um caminhão para transporte de lixo e um micro-ônibus para o transporte de pacientes do SUS. Com isso, vamos renovando nossa frota e aos poucos encostando veículos antigos que geram muitas despesas aos cofres públicos em suas manutenções. Para se ter uma ideia, temos caminhões basculantes do ano de 1982 rodando para execução desses serviços”, comentou o dirigente caarapoense.

Bodoquena, Caracol, Itaporã, Ivinhema, Mundo Novo e Taquarussu, além de Caarapó, são os municípios também beneficiados com a destinação dos veículos. O governo do Estado informou que a emenda parlamentar de R$ 7 milhões ao Orçamento Geral da União/2018 teve contrapartida estadual de R$ 2,3 milhões. A destinação dos veículos foi definida pelo Governo do Estado a partir das demandas apresentadas por prefeitos, comunidades e associações ligadas à Agraer.

Dados oficiais indicam que Mato Grosso do Sul tem mais de 70 mil agricultores familiares, entre assentados, quilombolas e agricultores familiares tradicionais. Caarapó (MS) tem várias comunidades de pequenos agricultores que produzem alimentos caseiros.

Acompanharam o prefeito André Nezzi na solenidade de entrega do caminhão a presidente do poder  Legislativo Municipal, e representanntes da Câmara Municipal, que tem sido parceira em várias ações do Poder Executivo caarapoense.

Investimento

De acordo com Geraldo Resende os caminhões vão favorecer a mecanização e a modernização da agricultura familiar nos municípios sul-mato-grossenses. “Esse investimento tem um gigantesco impacto nas famílias produtoras rurais. É muito bom você trabalhar muito, produzir bastante e depois ter condições de fazer o transporte da sua produção até os centros consumidores”, salienta.

Segundo o secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), a manutenção nas estradas rurais facilita o escoamento da produção e torna o pequeno produtor mais competitivo.