Quinta-feira, 28 de março de 2024

Use o Zoom de forma profissional: 13 recursos para testar na próxima reunião

Aprenda a alterar seu plano de fundo, suas configurações de áudio e vídeo e como compartilhar sua tela.

Publicado em: 11/06/2020 às 12h07

CNET

O aplicativo de videoconferência e bate-papo do ZOOM se tornou o host popular de milhões de pessoas trabalhando e estudando em casa durante a pandemia de coronavírus. Embora o rápido crescimento do serviço de bate-papo por vídeo tenha revelado uma série de problemas de privacidade e segurança, existem algumas maneiras de proteger sua conta e seus bate-papos contra o Zoombombing (pessoas que bagunçam no Zoom) e outras falhas de privacidade.


Esteja você usando o Zoom há anos ou apenas se inscreveu, há várias dicas, truques e recursos ocultos e úteis que você pode encontrar para atualizar sua experiência de bate-papo por vídeo e tornar suas videoconferências um pouco menos estranhas. Aqui estão 13 maneiras de se tornar um mestre do Zoom.



1. Mude a Imagem atrás da tela (background)

screen-shot-2020-03-22-at-12-36-37-pm

Transforme-se virtualmente na praia, no espaço sideral ou em qualquer outro lugar que você possa imaginar, personalizando seu plano de fundo durante as chamadas do Zoom - todo mundo está fazendo isso hoje em dia. Você pode ler o nosso guia passo a passo para alterar o plano de fundo do Zoom no aplicativo para computador e dispositivo móvel, mas basicamente você acessa

Configurações> Plano de fundo virtual (background) e seleciona ou envia a imagem desejada a partir daí. No entanto, você precisa garantir que seu sistema atenda a todos os requisitos para isso.

 

2. Silencie o áudio e desligue a câmera por padrão


Mergulhar nos botões sem áudio e na câmera assim que você entra em uma reunião pode ficar velho. Evite que seus colegas de trabalho vejam sua cabeceira ou ouçam seu gato gritando, desativando-os por padrão. Para fazer isso, vá para Configurações> Áudio> Silenciar microfone ao ingressar em uma reunião e, em seguida, Configurações> Vídeo> Desativar meu vídeo ao ingressar em uma reunião. Pode depois na reunião ativar o vídeo e o áudio.


3. Silenciar e ativar o som com a barra de espaço


Quando você é chamado a falar, pare de mexer para clicar no botão do microfone. Você pode pressionar e segurar a barra de espaço para silenciar e ativar o som rapidamente do microfone, diretamente do teclado.


4. Reaja com emoji na tela


Se você estiver silenciado em uma reunião, ainda poderá informar aos anfitriões (Hosts) seus pensamentos com reações emoji. Envie um polegar para cima ou um emoji de palmas para se comunicar sem interromper a reunião (por padrão, essas reações têm um tom de pele amarelo, mas você pode personalizá-lo no aplicativo da área de trabalho ZOOM).


Para reagir durante uma reunião, clique na guia Reações na parte inferior da tela da reunião (é no mesmo painel que silenciar áudio e vídeo, à direita) e escolha o que você deseja. O emoji desaparecerá após 5 segundos, escolha um deles (palmas ou positivo). Se o organizador da reunião ativar o recurso de feedback não verbal, os participantes poderão colocar um ícone como uma mão levantada ao lado do nome para se comunicar. Cada participante poderá ver o feedback do outro.


5. Aprenda atalhos de teclado úteis

Para quem não gosta de clicar na tela, o ZOOM possui vários atalhos de teclado úteis para ajudá-lo a navegar pelo aplicativo na área de trabalho sem usar o mouse. Encontre comandos para ingressar em uma reunião, iniciar ou parar a gravação, entrar em tela cheia e compartilhar sua tela (mais sobre isso abaixo). Confira a lista completa de teclas de atalho e atalhos de teclado do Zoom.

6. Ative a visualização da galeria

A visualização da galeria permite ver todos na reunião de uma só vez, em vez de apenas a pessoa que está falando. Para ativar isso, clique na guia "Visualização da galeria" no canto superior direito. Se a reunião tiver 49 participantes ou menos, você verá todas as telas exibidas em uma página. Se houver mais, você terá a opção de alternar entre várias páginas. Altere-o novamente clicando em "Visualização do alto-falante" no mesmo canto superior direito.


7. Ocultar participantes que não estão usando o vídeo


Em uma chamada maior, sua tela pode ficar confusa com os participantes, o que pode ser uma distração, especialmente se alguns não estiverem com as câmeras. Para ocultar os participantes que não estão usando o vídeo, vá para Configurações> Vídeo> Reuniões e marque Ocultar (hidden)participantes que não são de vídeo. Agora você só se distrairá com os animais de estimação e as crianças de seus colegas de trabalho que aparecem em vídeo.


8. Compartilhe sua tela (com documentos, imagens, planilhas) para que os outros vejam


Compartilhe sua tela para uma reunião do ZOOM (ou para assistir a um filme ou jogar um jogo) com outros participantes clicando no ícone Compartilhar (share)tela na barra de ferramentas na parte inferior da tela da reunião. Você terá a opção de compartilhar toda a área de trabalho ou apenas uma das janelas abertas. Clique no botão vermelho Parar (stop) o compartilhamento na parte superior da tela para voltar a ser um participante normal da reunião.


9. Ligue o filtro de beleza


Neste ponto, se você conhece todo o trabalho de conselhos de casa sobre se vestir e se arrumar como se fosse um dia de trabalho normal, mas ainda não acha que está com o seu melhor, o recurso Retoque da minha aparência da ZOOM pode ser para você. O filtro visa suavizar sua aparência, fazendo com que você pareça úmido e bem descansado. Se você já usou o modo beleza na câmera selfie do seu telefone, sabe o que poderá fazer para aparecer melhor. Para ativá-lo, clique na seta para cima ao lado de Iniciar vídeo. Clique em Configurações de vídeo e, em Meu vídeo, marque a caixa Retocar (touch) minha aparência.


10. Grave a reunião no seu computador para rever depois


Os assinantes gratuitos e pagos do Zoom podem gravar sua reunião em seu laptop ou computador usando o aplicativo de desktop (você não pode gravar no celular no momento, a menos que tenha uma conta paga - continue lendo para saber mais). Esses arquivos gravados podem ser enviados para um serviço de armazenamento de arquivos, como o Google Drive ou o Dropbox, ou um serviço de streaming de vídeo, como o YouTube ou o Vimeo. Para ativar a gravação local, vá para Configurações> Gravação e ative-a. Ao organizar uma reunião do Zoom, clique no ícone Gravar (record) na barra de ferramentas inferior. DICA: A cada 15 minutos, encerre a gravação. Depois reinicie, de forma que os arquivos de gravação fiquem menores. Cada 30 minutos são usados 200 Mbytes em média.


11. Grave uma reunião na nuvem

Se você tiver um dos planos pagos do ZOOM (que começam em R$ 75 por mês), poderá fazer uma gravação que será salva diretamente na nuvem (ou no seu computador, se preferir). Toque no botão de gravação na barra de ferramentas inferior e você terá a opção de torná-lo local ou na nuvem. Você pode fazer isso no computador ou no celular.


12. Organize uma reunião de grupo com mais de 40 minutos

No nível básico gratuito do ZOOM, as reuniões de grupo podem durar apenas 40 minutos (embora as reuniões individuais sejam ilimitadas no tempo). Para obter um tempo ilimitado de grupo, atualize seu acesso para uma conta paga na forma de mensalidades (R$ 75 por Mês).


13. Hospede mais de 100 pessoas


Se você tiver um grupo de mais de 100 pessoas para hospedar (Host) no trabalho ou na escola, precisará atualizar para uma conta profissional paga. Se você atualizar para o nível mais alto (Enterprise Plus), poderá hospedar até 1.000 participantes. Para obter mais dicas para ajudá-lo no distanciamento social e na auto-quarentena, verifique se você deve usar o Zoom ou o Skype para trabalhar em casa, nosso guia para tudo o que você precisa para se manter saudável e entretido enquanto pratica o distanciamento social e todas as práticas dicas para ajudar a evitar o coronavírus ao sair de casa. Boa sorte com nossas DICAS.