Quinta-feira, 28 de março de 2024

Onde o vírus está crescendo mais: países com líderes de modo 'populista e iliberal'

Brasil, Rússia, Grã-Bretanha e EUA têm algo em comum, sua política feita por dirigentes liberais

Publicado em: 02/06/2020 às 09h02

New York Times

Os quatro grandes países em que os casos de coronavírus aumentaram mais rapidamente recentemente são Brasil, Estados Unidos, Rússia e Grã-Bretanha. E eles têm algo em comum. Todos eles são dirigidos por líderes homens populistas que se consideram anti-elite e anti-establishment.

Os quatro líderes - Jair Bolsonaro, Donald J. Trump, Vladimir V. Putin e Boris Johnson - também têm muitas diferenças, é claro, assim como seus países. No entanto, todos os quatro assinam versões do que Daniel Ziblatt, professor de governo em Harvard e co-autor do livro "Como morrem as democracias", chama de "populismo radical liberal de direita". Muitos cientistas políticos acreditam que esse padrão não é uma coincidência. Os populistas e iliberais tendem a rejeitar as opiniões dos cientistas e a promover as teorias da conspiração.

"Muitas vezes eles criticam intelectuais e especialistas de quase todos os tipos", disse Steven Levitsky, co-autor de Ziblatt. Os líderes, disse ele, “afirmam ter um tipo de sabedoria do senso comum que os especialistas não têm. Isso não funciona muito bem em relação ao Covid-19. "

No Brasil, Jair Bolsonaro demitiu seu ministro da Saúde, Luiz mandetta, e pediu repetidamente que os estados terminem as ordens de ficar em casa. Nos Estados Unidos, Donald Trump rejeitou a opinião de especialistas por quase dois meses, prevendo que o vírus desapareceria "como um milagre". Na Grã-Bretanha, o governo de Bóris Johnson inicialmente incentivou as pessoas a continuarem a socializar, mesmo quando outros países estavam travando.

Todos os quatro líderes também desrespeitaram as orientações sobre medidas de proteção individual, recusando-se a usar uma máscara ou continuando a apertar as mãos.

O padrão é aparente além desses países também. O Irã - um país com um líder supremo teocrático - é o quinto no caso de crescimento nas últimas duas semanas entre países com pelo menos 50 milhões de pessoas. Especialistas em saúde dizem que o governo não acatou os avisos de reabertura muito rapidamente. O México - onde o presidente Andrés Manuel López Obrador é um populista de esquerda cujo governo publicou pôsteres dizendo que o vírus “não é grave” (não é grave) - é o sexto.

Um esforço acadêmico para rastrear as respostas dos países ao vírus mostrou que um atraso na reação do governo permite que o vírus se espalhe muito mais rápido, disse Thomas Hale, da Escola de Governo Blavatnik da Universidade de Oxford, que lidera o esforço. Muitos dos países que estão vendo surtos ruins agora compartilham um "reconhecimento tardio da urgência da crise", disse Hale.

Freqüentemente, os líderes que responderam mais lentamente mencionaram a necessidade de priorizar o crescimento econômico. Mas as trocas comerciais entre economia e saúde pública podem não existir, dizem cientistas e economistas: O caminho mais rápido para a normalidade econômica envolve controlar a propagação do vírus.

"Existe essa falsa tensão entre a saúde pública e a saúde econômica", disse Wafaa El-Sadr, epidemiologista da Universidade de Columbia. O outro lado do padrão envolvendo populistas iliberais é que os países dirigidos por mulheres parecem ter tido mais sucesso no combate ao vírus, como alguns observadores observaram anteriormente. Alemanha, Nova Zelândia e Taiwan são todos exemplos.

A conexão entre líderes populistas e surtos ruins não é perfeita. Viktor Orban, na Hungria, e Rodrigo Duterte, nas Filipinas, também são populistas  e liberais que responderam rapidamente. A contagem de casos parece ser relativamente baixa nos dois países. Orban e Duterte usaram a crise como uma desculpa para reprimir ainda mais os oponentes políticos.

Mas os padrões globais geralmente incluem exceções. "De fato, existe um padrão", disse Levitsky. "Os populistas não gostam de especialistas - ou confiam em especialistas - e uma resposta anti-perícia ao novo coronavírus é mortal".

Alguns líderes populistas, como Bóris Johnson e Recep Tayyip Erdogan, da Turquia, começaram recentemente a levar o vírus mais a sério. Nos Estados Unidos, a resposta de Donald Trump variou quase a cada dia e também foi diluída pelo sistema federalista, no qual os governadores estão tomando muitas decisões. Ainda assim, Hale suspeita que os países populistas possam continuar lutando mais do que outros.

"Estamos vendo a onda inicial agora", disse ele, "mas será uma longa jornada, e minha forte intuição é que países com sistemas de governança realmente robustos serão os que terão melhor desempenho no final do dia" . ”