Vacinação contra a gripe começa terça em postos e farmácias na capital de MS - Caarapó Online

Caarapó - MS, terça-feira, 7 de abril de 2020


Vacinação contra a gripe começa terça em postos e farmácias na capital de MS

Primeira fase da campanha vacina idosos e trabalhadores da saúde

Publicado em: 23/03/2020 às 09h04

Mylena Rocha

A vacinação contra a gripe começa nesta terça-feira (24) em Campo Grande. A campanha será diferente desta vez e acontece de forma descentralizada, para evitar aglomerações e o risco de contágio do coronavírus. A campanha acontece em tendas instaladas em 10 unidades básicas de saúde e com apoio de 45 farmácias da Capital.

Segundo o Ministério da Saúde, a antecipação da campanha tem dois objetivos: o primeiro deles é facilitar e acelerar o diagnóstico de coronavírus; o segundo motivo é evitar que o sistema de saúde fique sobrecarregado com casos de gripe. Na primeira fase da campanha a meta é vacinar cerca de 26 mil idosos e trabalhadores de saúde.


Conforme informações da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), a campanha irá contar com tendas instaladas em 10 unidades básicas de saúde e de saúde da família, além do apoio de mais 45 farmácias, onde serão aplicadas as doses.

As doses das vacinas que serão aplicadas nas drogarias e farmácias serão disponibilizadas pelo SUS (Sistema Único de Saúde) sem custo algum aos usuários. O manuseio das doses deverá ser feito por um profissional de saúde do próprio local, devidamente habilitado e registrado perante o respectivo Conselho de Fiscalização Profissional.


Os estabelecimentos deverão seguir normativas constituídas em relação aos serviços de imunização e os funcionários serão capacitados para realizarem o procedimento. Caso haja descumprimento das normativas previstas no decreto, o responsável pelo estabelecimento poderá receber sanções na esfera administrativa, cível e criminal.