Secretaria de Saúde investiga cinco casos do novo coronavírus em MS - Caarapó Online

Caarapó - MS, sábado, 4 de abril de 2020


Secretaria de Saúde investiga cinco casos do novo coronavírus em MS

São quatro casos em Campo Grande e um em Ponta Porã

Publicado em: 28/02/2020 às 07h03

Fabio Oruê

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) investiga 5 casos suspeitos do novo Coronavírus (Covid-19) em Mato Grosso do Sul. São quatro em Campo Grande e um em Ponta Porã e todos eles estiveram em viagem ao exterior.

“[Esses casos] nós mandamos fazer análise no Instituto Adolfo Lutz [...] Todos esses pacientes estão assintomáticos mas tiveram viagem recente em países que os números de casos está se expressando uma forma exponencial”, disse ao Correio do Estado o secretário de saúde Geraldo Resende.

Na quinta-feira (27.02) saiu o resultado do exame feito pelo Lacen do jovem Gabriel Santana, de 24 anos, com possível caso suspeito para o novo coronavírus em Ponta Porã. Os exames deram negativo para oito tipos de vírus respiratórios pesquisados pelo Lacen, entre eles influenza.

Por isso foi enviada amostra para o Adolfo Lutz, em São Paulo, para serem pesquisados outros tipos de vírus respiratórios. O resultado deve sair na próxima semana, segundo informou a secretaria.

Os outros quatros casos são de pacientes em Campo Grande e que se enquadram na definição de suspeita de coronavírus. As amostras deram resultado negativo no Lacen e foram encaminhadas para análise laboratorial em São Paulo.