André Nezzi viabiliza reforço para a rede municipal de saúde - Caarapó Online

Caarapó - MS, sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020


André Nezzi viabiliza reforço para a rede municipal de saúde

André Nezzi viabiliza reforço para a rede municipal de saúde de Caarapó (MS) com o governo estadual

Publicado em: 10/02/2020 às 18h15

Dilermano Alves

O prefeito de Caarapó, André Nezzi (PSDB), acaba de viabilizar um reforço para a área de saúde do município. Trata-se da assinatura de convênio com o governo do Estado, em ato realizado no último dia 6, em Campo Grande, que garante a designação de acadêmicos em fim de curso de graduação em medicina da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) para a realização de residência médica - estágio curricular supervisionado - em Caarapó (MS).


Conforme o dirigente, essa parceria vai ajudar a suprir a grande demanda existente hoje nos ESF-II e ESF-V e também no hospital São Mateus. “Carecemos de atendimento rotineiro, especialmente durante a noite, em regime de plantão. Esses formandos são uma mão de obra qualificada, por estarem sendo acompanhados de médicos já formados”, observou o administrador.


André Nezzi lembra que, no decorrer de sua gestão, a rede municipal de saúde teve o reforço de cinco novos profissionais médicos - ortopedista, neuropediatra, programa obesidade zero e dois clínicos. “Com mais esses dois reforços, através desta parceria com o Governo e a UEMS, iremos melhorar ainda mais o atendimento a nossa população na área da saúde. Aguardamos ainda a homologação do nosso concurso para realizarmos a convocação de mais um pediatra e um fonoaudiólogo”, registrou.


Residência médica


A residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização. Funciona em instituições de saúde, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional, sendo considerada o “padrão ouro” da especialização médica. O mesmo decreto criou a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).


O Programa de Residência Médica, cumprido integralmente dentro de uma determinada especialidade, confere ao médico residente, após decorrido o prazo do programa previsto, o título de especialista.


As informações constam do Boletim Informativo da Comissão Nacional de Residência Médica e pode ser acessado em http://portal.mec.gov.br/residencias-em-saude/residencia-medica