Grupo Onça Pintada retorna a Caarapó para novos atendimentos - Caarapó Online

Caarapó - MS, domingo, 24 de maio de 2020


Grupo Onça Pintada retorna a Caarapó para novos atendimentos

ONG vai focar na prevenção do câncer de mama com oferta de exames de ultrassom

Publicado em: 05/02/2020 às 15h18

Divulgação

A organização não governamental (ONG) Grupo Onça Pintada retorna a Caarapó para novos atendimentos no próximo sábado (08.02). Dessa vez, o foco será a prevenção do câncer de mama, ação direcionada exclusivamente às mulheres.


De acordo com a enfermeira Valéria Barros de Oliveira, coordenadora de Atenção em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Caarapó, os atendimentos serão concentrados no PAM, localizado na Rua Santos Dumont, esquina com a Av. Dom Pedro II, entre as 13 e as 16h. “Além da nossa demanda agendada, serão oferecidos 14 novos exames de ultrassom de mamas. Assim, as mulheres interessadas devem procurar pelo atendimento no local, durante a ação”, explica a enfermeira, esclarecendo ainda que as consultas clínicas não têm limite para atendimento.


Conforme a profissional, as mulheres interessadas deverão levar cópia do RG, CPF e do cartão do SUS, além de comprovante de residência.


A vida do Grupo Onça Pintada a Caarapó é resultado de ação do prefeito André Nezzi (PSDB) junto à ONG, com apoio do presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado estadual Paulo Correa (PSDB), o principal incentivar do grupo, e do médico George Takimoto. O grupo veio pela primeira vez ao município no ano passado.


Criado em 2001 o Grupo Onça Pintada é uma Organização Não Governamental instituída como Associação Civil sem fins lucrativos, que desenvolve em Mato Grosso do Sul ações na área de saúde, tendo como principal objetivo a prevenção e o combate ao câncer de mama e de próstata. Além dos exames, os pacientes participam de palestras sobre como detectar nódulos e sobre a importância de se realizar o autoexame da mama.


Em Caarapó, os atendimentos serão realizados de forma gratuita, sendo que a Secretaria Municipal de Saúde dará o devido apoio logístico e apoio à organização.