Hospital de Cirurgias aumenta atendimentos para Dourados e região - Caarapó Online

Caarapó - MS, segunda-feira, 25 de maio de 2020


Hospital de Cirurgias aumenta atendimentos para Dourados e região

Hospital de Cirurgias aumenta atendimentos para Dourados e região

Publicado em: 26/01/2020 às 07h12

Douranews

O Hospital Regional de Cirurgias da Grande Dourados (HRCGD) está ampliando o número de atendimentos para a população de 33 cidades da região. Inicialmente, serão ofertadas, mensalmente, 208 cirurgias, 800 consultas, 100 exames de colonoscopia e 100 de endoscopia. “O Hospital já tem um atendimento de excelência. Agora vamos aumentar o número dos procedimentos para que a população seja atendida com mais rapidez”, salienta o secretário estadual de Saúde Geraldo Resende.


Administrado pelo Governo do Estado sob a gestão do Instituto Acqua, o Hospital Regional de Cirurgias foi implantado em Dourados para atender, pelo SUS (o Sistema Único de Saúde), pacientes encaminhados pelos municípios de toda a chamada macrorregião da Grande Dourados. No entanto, a partir de agora, se houver sobra de vagas nas especialidades oferecidas, elas serão abertas para moradores de outras regiões.


Segundo Ed Carlos Britto Burgatt, coordenador estadual de Regulação Assistencial, a ampliação atende determinação do secretário Geraldo Resende, baseado na política do governo do Estado, que busca aprimorar a saúde em todas as regiões. Para tanto, desde a última segunda-feira (20) a Coordenadoria Estadual de Regulação da Assistência da Secretaria Estadual de Saúde assumiu os processos relativos aos procedimentos operacionais de regulação do acesso ao Hospital Regional de Cirurgias da Grande Dourados.


O atendimento do Hospital Regional de Cirurgias é disponibilizado aos moradores da macrorregião da Grande Dourados, compreendida por quatro microrregiões: de Dourados, de Nova Andradina, de Naviraí e de Ponta Porã, totalizando 33 cidades. A diretora de gestão estratégica da Secretari, Edelma Peixoto Tibúrcio, orienta os municípios abrangidos pela macrorregião da Grande Dourados que tenham demanda em algum dos procedimentos ofertados pelo HRCGD a inserirem as solicitações de consultas especializadas e exames de diagnósticos no Sistema CORE (Complexo Regulador Estadual). Pacientes são orientados a procurarem as unidades de saúde de sua cidade para a realização da consulta inicial e, uma vez indicado o procedimento, deverão ser encaminhados pelo Município para o Hospital de Cirurgias, situado à Rua Coronel Ponciano, 3233, em Dourados.


Informações gerais


Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3378-3501, 3378-3513, 3378-3515 e 3378-3575, com Ed Carlos ou Ana Cláudia Formiga; ou no Núcleo Regional de Saúde de Dourados, pelo telefone 3421-4672 (Rua Hilda Bergo Duarte, 940, Jardim Caramuru).