O que significa MEDITAÇÃO - Caarapó Online

Caarapó - MS, terça-feira, 2 de junho de 2020


O que significa MEDITAÇÃO

Como entender o que significa meditação pessoal.

Publicado em: 13/12/2019 às 09h13

Edmir Terra

O QUE É MEDITAÇÃO?  (por EDMIR RIBEIRO TERRA)


As pessoas têm todos os tipos de ideias sobre o que a meditação é baseada em uma ampla variedade de experiências e influências. Por exemplo, podemos pensar que a meditação nos levará a explorar vidas passadas, a ler os pensamentos de outras pessoas, a fazer nossa mente vagar em algum tipo de estado de profundo êxtase ou a habitar algum reino maravilhoso e esotérico enquanto damos uma pausa no nosso dia a dia. Talvez acreditemos que a meditação nos permita perder peso e chegar ao peso ideal, ganhar muito dinheiro, ser sorteado na loteria, ter poderes de cura ou que, pelo menos, nos transforme em pessoas maravilhosamente interessantes e atraentes que irão deslumbrar nas reuniões sociais.


Vemos a palavra "meditação" em livros e revistas e a ouvimos discutir em programas de televisão, inclusive que algumas escolas estão usando a meditação como fermenta para os alunos se saírem melhor. Possivelmente, temos impressões intermináveis sobre seu propósito e as maneiras pelas quais é praticada. Há muitas maneiras de meditar, mas é como se fosse fazer uma viagem, não sabemos o que veremos, que horas vamos chegar, sabemos apenas que estamos indo para um determinado local, previamente escolhido. A meditação não vai trazer realmente esses tipos de efeitos ou consequências.


Certamente se diz que algumas pessoas têm a capacidade de concentrar suas mentes de tal maneira que tenham visões do futuro, leiam as mentes de outras pessoas ou tenham experiências semelhantes que muitas fazem, ler cartas de baralho é uma dessas atividades.


O grande mestre do budismo Theravada, da Tailândia, Ajahn Chah, nos dissuadiu veementemente de nos interessar por esse tipo de experiência. Ajahn Chah enfatizou que abordamos a meditação com o mesmo objetivo que o mestre Buda pretendia para seus seguidores – como um veículo para nos ajudar a desenvolver as características de serenidade e clareza mental, para aprender a entender nossas próprias vidas e viver de maneira mais harmoniosa em nosso ambiente e com o meio social que convivemos.


Essa abordagem é mais prosaica e prática do que algumas das outras motivações que existem para praticar meditação. O objetivo do que se entende por "meditação" é experimentar por nós mesmos a combinação das qualidades de serenidade, sabedoria, calma, paciência e compreensão. Com a meditação não visamos ensinar algum tipo de habilidade especial, ou a desenvolver capacidades metafísicas. Não se promete que o meditante conseguirá que seja mais bonito, mais radiante, mais inteligente, mais atraente ou fisicamente. Pelo contrário, a intenção é que as pessoas que a utilizam compreendam um pouco melhor suas vidas, possam existir mais serenamente, se entendam melhor com suas famílias e colegas e acordem para o que a vida realmente está tomando forma. dentro e fora de seu ser. Com a meditação esta conscientização virá mais rapidamente à consciência do praticante. Muitas habilidades mentais podem surgir, como consequência de meditar e não como um propósito ou objetivo. Começa-se a meditar e coisas boas poderão vir dependendo de sua habilidade, empenho, disciplina e seriedade.


Em Caarapó (MS), pode-se ter instruções iniciais de tipos de meditação, posição e outros comportamentos necessários para se meditar com sucesso. Contato por Whatsapp (67)99955-4416.