11ª Feira da Agricultura Familiar de MS começa em Caarapó (MS) - Caarapó Online

Caarapó - MS, domingo, 31 de maio de 2020


11ª Feira da Agricultura Familiar de MS começa em Caarapó (MS)

11ª Feira da Agricultura Familiar de MS começa nesta sexta-feira em Caarapó(MS) indo até domingo, com shows e palestras

Publicado em: 05/12/2019 às 09h58

Dilermano Alves

Começa na sexta-feira (06.12), no Parque de Exposições de Caarapó, a 11ª Feira Estadual de Produtos da Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul. O evento, promovido pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul (Fetraf-MS) e prefeitura municipal, se estende até o domingo (08.12).


Conforme a programação, a feira já começa a funcionar a partir das 8h de sexta-feira, com Giro Tecnológico em unidades de horticultura, fruticultura, produção de leite e piscicultura, além de exposição de alimentos e artesanato e amostras de equipamentos e energia solar. A abertura oficial do evento, com participação de autoridades locais e regionais, está prevista para as 13h.


O período da tarde, após a abertura oficial, está reservado para os painéis: o primeiro, às 14h, Gestão dos Investimentos Públicos: Federal, Estadual e CMDRS-Semagro/MAPA. Em seguida, abordagem do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa – MAPA. O segundo painel, previsto para as 15h30, tratará do Cooperativismo/Associativismo – Brasil Mais Cooperativo – MAPA/Semagro, seguindo-se o lançamento do Plano Safra 2019/2020 – MAPA. À noite, show com o Grupo Zíngaro, com entrada franca.


No sábado (07.12), às 8h, haverá o terceiro painel: Metas e Estratégias para Emissão de Títulos dos Assentamentos da Reforma Agrária – Incra Nacional; às 13h30, discussão da Regularização Fundiária e Fiscal – Incra Nacional/Sefaz. À noite, show com João Carreiro, com ingressos a R$ 20. Servidor da prefeitura tem desconto de 50%. A entrada no espaço da feira é gratuita.


A programação do domingo (08.12) prevê a realização do quarto painel, às 8h: Giro Tecnológico – Prefeitura/Senar/Embrapa Oeste. Às 11h45, almoço com leilão beneficente em prol do Hospital do Amor de Barretos. Durante o almoço, show (gratuito) com Luís Goiano e Girsel da Viola.; Às 13h30, abordagem do Programa Nacional de Crédito Fundiário: metas e novas legislações para efetivação do programa em Mato Grosso do Sul – MAPA/Semagro. Às 14h, Torneio de Estilingue.


Conforme os organizadores, uma ampla praça de alimentação, com variadas opções de bebidas e comidas, está funcionando durante todo o período da feira, que se encerrará às 17h do domingo.


“O diferencial da feira deste ano, em relação às demais, concentra-se especialmente no fato de que, nesta edição, vamos debater as políticas públicas para o setor, com foco nas políticas municipais, regularização fundiária e acesso ao crédito para compra de terra”, destacou o presidente da Fetraf-MS, Paulo Cezar Farias. “O momento é importante no contexto de fortalecer a produção e comercialização dos produtos oriundos da agricultura familiar, e a discussão se torna relevante no sentido de avançar com as políticas públicas e programas”, acrescentou.


Para o prefeito André Nezzi, a feira é um importante meio de divulgação da agricultura familiar. “Mais do que isso, será palco de discussão das políticas de desenvolvimento da agricultura familiar, com a presença de representantes dos três níveis de governo – município, Estado e União, uma oportunidade ímpar de aprendizado sobre as formas de acesso a recursos para o incremento do setor”, disse o dirigente caarapoense.


De acordo com os organizadores da feira, importantes autoridades são aguardadas para o evento, entre elas, a ministra Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, titular do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, além de técnicos de áreas de fomento à agricultura familiar do MAPA e de órgãos do governo do Estado. O superintendente do Incra em Mato Grosso do Sul, Antônio de Castro Vieira, confirmou presença no evento.


Dados do IBGE, referentes ao Censo Agropecuário de 2017, indicam que, em Mato Grosso do Sul, 61% das propriedades economicamente ativas integram a agricultura familiar, o que representa 43.223 famílias.


A décima primeira edição da Feira Estadual de Produtos da Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul tem o apoio da Câmara de Vereadores de Caarapó, Banco do Brasil, Coop Grande, Cresol, Agraer, Sindicato Rural, Famasul, Senar/MS, Embrapa, Incra, Universidade Federal Fluminense, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Semagro, Governo Federal e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.