Como lidar com a Paciência, conforme o Budismo - Caarapó Online

Caarapó - MS, sábado, 14 de dezembro de 2019


Como lidar com a Paciência, conforme o Budismo

Como lidar com a Paciência, conforme o Budismo, ocorre somente praticando a atenção plena (meditação)

Publicado em: 03/12/2019 às 17h36

Theravada

Pergunta: Você pode me explicar exatamente o que é paciência e como posso continuar a cultivá-la no meu trabalho e na vida cotidiana? A atenção plena é uma coisa e eu entendo. Mas e a paciência?


MONGE: Paciência é o resultado de ter atenção plena. No Budismo, paciência significa não reagir a nenhuma situação ou circunstâncias. Esteja ciente do que está acontecendo. Esteja ciente quando alguém lhe disser coisas boas ou más. Mas não reaja. Se você não reagir, tem a manifestação da paciência. Apenas fique parado. E você só pode "não reagir" tendo uma atenção plena. Se você tem forte consciência, quando começa a reagir, sua atenção pode impedi-lo imediatamente.


Pergunta: Sou professora de jardim de infância. Como ter paciência com 15 estudantes correndo e tenho que acalmá-los e colocá-los nos trilhos. Estou usando minha paciência, mas como não ser reativa?


MONGE: é porque você é emocional. Se você reagir racionalmente, não irá machucá-la. Você deseja controlá-los, embora saiba que não pode controlá-los todos. A realidade é que você não pode controlá-los. Você tem que aceitar a realidade de que você só pode fazer muito. Você só pode controlá-los em um determinado nível. Mas como você mencionou antes, você é um perfeccionista, então você quer controlar 15 filhos. Você precisa de 15 professores para controlar 15 crianças. Se for um contra 15, você só pode fazer muito. Então, aceite o quanto você pode fazer. Então, você não ficará frustrada ou emocional. Pense racionalmente.


Não há problema em reagir, mas reagir racionalmente. A racionalidade não fere a mente. O que machuca a mente é quando você está sendo emocional. Sua emoção surge do seu desejo de conquistar ou derrotar os outros, de reprimir os outros ou de colocar tudo sob seu controle. Mas, de acordo com o Buda, tudo não está sob controle. E você esquece esta verdade: nada está sob controle. As coisas podem estar sob controle por algum tempo, mas não o tempo todo.

Então, quando você alcança o tempo em que não pode controlá-los, precisa desapegar. Então, você não ficará frustrada ou chateada. Você acabou de dizer 'C'est la vie' - essa é a vida. Correto? E você pode fazer isso se tiver atenção plena. Se você não tiver atenção plena, sua emoção assumirá o controle imediatamente. Se você tiver atenção plena, quando estiver emotiva, poderá detê-la. Você diz: 'Estou sendo emocional. Eu tenho que voltar atrás. Eu tenho que voltar à racionalidade.'


Pergunta: E isso seria verdade em discussões com, digamos, meu esposo, ou meu empregador?


MONGE: Em tudo.


Pergunta: Tudo e todos. Se eu estiver atenta, se for mais forte praticando minha atenção plena, quando surgir frustração ou falta de paciência, eu posso pará-los.


MONGE: Sim, você pode interromper o seu desejo de conquistar e vencer os outros, ou o desejo de convencer os outros. Você olha para a realidade, sendo capaz ou não. Se você conseguir, faça. Se você não puder, desapega, deixe com está.

 

Interesse em aprender MEDITAÇÃO Grátis?  ligue (67)99955-4416 - Caarapó (MS)