Semana Nacional de Ciência e Tecnologia começa na segunda-feira - Caarapó Online

Caarapó - MS, quarta-feira, 21 de outubro de 2020


Semana Nacional de Ciência e Tecnologia começa na segunda-feira

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia começa nesta segunda-feira, com a UFGD VAI A PRAÇA na quarta feira em Dourados(MS)

Publicado em: 20/10/2019 às 07h51

Agência Brasil

Começa amanhã (21.10) a 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que promoverá eventos em todo o Brasil com o objetivo de dar visibilidade às descobertas e inovações produzidas por instituições nacionais de pesquisa. A ideia é popularizar esse tipo de conhecimento, muitas vezes restrito a acadêmicos, para os cidadãos, especialmente os mais jovens.

A SNCT é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), em parceria com secretarias da área nos estados e municípios, além de universidades, escolas e instituições de ensino e pesquisa.

Neste ano, a SNCT terá como tema “Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”. A cada ano, um assunto é escolhido como forma de orientar as atividades e voltar a atenção para problemas relacionados. De acordo com o MCTIC, o tema foi escolhido pela importância do fomento a projetos voltados a estimular o desenvolvimento sustentável em diversos campos, como biotecnologia industrial, saúde e agronomia, entre outros.

Até domingo (27.10), mais de 5,2 mil atividades devem ser promovidas por 172 instituições ligadas aos governos federal, estaduais e municipais, escolas, centros de pesquisa e entidades da sociedade civil. Ao todo, os eventos preparados para a semana serão realizados em 278 municípios, em 23 estados e no Distrito Federal.

Em Brasília, será montada a “Avenida da Ciência” na região central da cidade. Em mais de 21 mil metros quadrados, 180 expositores vão apresentar a ciência de diversas formas, como aeronaves, veículos, máquinas e laboratórios. Também serão oferecidas aulas e oficinas sobre diversos temas, como construção de foguetes e robótica.

Mês nacional da Ciência


O ministério decidiu expandir as atividades da semana, e o governo federal denominou outubro como o Mês Nacional da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, celebração que será realizada daqui para a frente pelo Executivo. A definição será realizada por meio de decreto a ser publicado pela Presidência da República “em breve”, segundo o ministério.

De acordo com a pasta, em comunicado oficial em seu site, o mês nacional terá como propósito “mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades da área, valorizando a criatividade, a atitude científica a inovação e a comunicação”.

UFGD VAI A PRAÇA


Na quarta feira a UFGD, das 8h às 17h, vai apresentar a comunidade seus projetos de Pesquisa, Ensino e Extensão, com barracas montadas, na praça Antonio João, com mostra do que se faz dentro da Instituição. Haverá inclusive, uma barraca que vai propor ensinar a Meditação para as pessoas que precisem controlar mais suas mentes e serem mais tranquilas e pacíficas.

MEDITAÇÃO - conforme explica o professor EDMIR TERRA (Facet/UFGD), instruções para meditação, podem auxiliar a pessoa a se conscientizar e ter mais consciêcia plena de suas atividades, sem se atrapalhar, ou seja perder objetos, focar num objetivo, e ter uma vida mais sadia e alegre.