Aluno da escola pública estará isento de pagar inscrição no Vestibular da UFGD - Caarapó Online

Caarapó - MS, segunda-feira, 25 de maio de 2020


Aluno da escola pública estará isento de pagar inscrição no Vestibular da UFGD

UFGD inscreve até 14 de outubro para 982 vagas em vestibular

Publicado em: 31/08/2019 às 09h08

Assessoria

A UFGD inscreve, até 14 de outubro, candidatos ao Vestibular 2020. Nesta seleção, estão sendo ofertadas 982 vagas, distribuídas em 33 cursos de graduação, sendo que 50% dessas vagas são reservadas para estudantes de escola pública. As inscrições para o Vestibular estão sendo feitas exclusivamente via Internet.

Dentre os cursos oferecidos pela UFGD estão oito engenharias com diferentes áreas de especialidade e 11 licenciaturas (cursos que formam professores e professoras) e o destaque principal das graduações continuam sendo os cursos de medicina e direito, que costumam ser os mais concorridos nos processos de vestibular em todo o país.


Uma novidade recente é o curso letras-libras, cujas vagas são reservadas preferencialmente para pessoas surdas. Todos os cursos de graduação da UFGD são gratuitos e ofertados em diferentes turnos (matutino, vespertino, noturno e integral), conforme o quadro disponível no Edital publicado pelo Centro de Seleção.

Para a inscrição, o candidato deverá apresentar o CPF (Cadastro de Pessoa Física) e pagar a taxa de R$ 100, via GRU (Guia de Recolhimento da União), disponível somente nas agências do Banco do Brasil. Não pagam a taxa todos os estudantes de escolas públicas, candidatos inscritos no CadÚnico e estudantes que possuir renda familiar per capita igual ou inferior a um salário-mínimo e meio.


Estes, devem fazer a solicitação da isenção da taxa até o dia 13 de setembro. As provas do Vestibular 2020 vão ocorrer no dia 24 de novembro. Pela manhã, haverá a prova de Redação, das 8 às 10h30 e à tarde serão as Provas Objetivas, das 14 às 18 horas. O resultado final será divulgado no dia 16 de janeiro de 2020.

 

MATEMÁTICA ou ESTATÍSTICA APLICADA

 

Um dos cursos que oferece oportunidades aos estudantes é o curso de Matemática, que oferece 30 vagas pela manhã, e 25 vagas para o período noturno. Conforme o professor EDMIR TERRA, da Facet (UFGD), fazendo este curso, o acadêmico que achar que não serve para ser professor, pode optar por outro curso de ciências exatas e aproveitar as disciplinas cursadas em Engenharia Civil, por exemplo.

Outra facilidade é que terminada a graduação, o estudante pode fazer o mestrado em Estatística, e atuar na industria, consultorias e mesmo na pesquisa Estatística particular ou Governamental.


O que um Estatístico faz na profissão?

Mais do que realizar cálculos, analisar dados e elaborar gráficos, o estatístico é responsável por resolver problemas da vida real, seja na empresa ou na sociedade. Um estatístico transforma dados em informações relevantes para tomada de decisão. Eu não consigo imaginar uma área que não precise de conhecimentos da estatística associadas às novas tecnologias.

Entre as principais atividades exercidas por estatísticos, podemos citar o planejamento de pesquisas de opinião, desenvolvimento de modelos estatísticos para segmentos de mercado, extração e análise de dados de diferentes sistemas, realização de analises descritivas, apoio analítico as demais áreas da empresa.