Resumo da semana: desfiles, discussão sobre Amazônia e outras - Caarapó Online

CAARAPÓ - MS, quinta-feira, 9 de dezembro de 2021


Resumo da semana: desfiles, discussão sobre Amazônia e outras

Fizemos a compactação de alguns dos principais temas no resumo desta semana na Capital do Estado

Publicado em: 31/08/2019 às 08h21

Mayara Bueno

Desfile de aniversário dos 120 anos de Campo Grande, bate boca sobre queimadas na Amazônia e governos na Assembleia Legislativa foram alguns dos fatos da semana política em Mato Grosso do Sul. Projetos de isenção de taxas e o que regulamenta os aplicativos de transporte também foram pautados nesta semana.

Desfile Cívico e política


O desfile cívico dos 120 anos de Campo Grande, na segunda-feira (26), teve o prefeito Marquinhos Trad (PSD) e o governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), lado a lado no palanque.


Não comentaram sobre política, diferente da deputada federal Rose Modesto (PSDB), que acompanhou o desfile da rua e afirmou ter sonho de ser prefeita da Capital.

Marquinhos comentou sobre o projeto que quer transformar o Hotel Campo Grande em moradias populares, afirmando que não vai dividir a cidade entre ricos e pobres.

Amazônia, Lula e Jair Bolsonaro

Na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, as queimadas na Amazônia motivaram discussão entre deputados, que chegaram ao assunto sobre governos de Jair Bolsonaro (PSL) e Lula (PT). Marçal Filho, do PSDB, foi à tribuna para reclamar da postagem do presidente da França Emmanuel Macron sobre as queimadas na Amazônia.

Já o petista Pedro Kemp afirmou lamentar a situação do país e disse que todo dia tem vergonha de ver assistir o que o presidente diz. No dia seguinte, o assunto voltou ao debate da Casa de Leis estadual e os parlamentares foram com dados sobre o desmatamento, apresentando telas e infográficos. Com informações diferentes, as divergências acabaram descambando para trocas de farpas e declarações mais exaltadas.

Governador em São Paulo


Depois de uma semana de agendas públicas em Campo Grande, o governador Reinaldo Azambuja viajou para São Paulo, em 27 de agosto (quarta-feira), onde participou do Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura. O objetivo da participação, segundo o governo, é atrair novos investimentos nos dois setores.

Deputado Marçal réu em ação


Marçal Filho, deputado estadual pelo PSDB, se tornou réu, nesta semana, em ação penal por corrupção passiva, após a Justiça Federal aceitar denúncia do MPF (Ministério Público Federal) a respeito de crimes supostamente cometidos nas eleições de 2010, quando foi reeleito deputado federal. O parlamentar respondeu que se sentiu surpreendido com a informação e afirmou que o MPF está “desvirtuando o papel de fiscal da lei”.

Projetos e leis


Nesta semana, a Câmara Municipal e Assembleia Legislativa de MS aprovaram e começaram análise de projetos importantes. Um dos projetos na Casa de Leis estadual garante que grávidas reagendem o teste físico, garantindo que a candidata tenha direitos iguais na hora das provas.


Outra proposta concede isenção no pagamento de taxas de inscrição em concursos públicos aos doadores de sangue. Nos dois casos, a votação foi em primeira discussão.

Na Câmara Municipal, os vereadores começaram a analisar as 14 emendas apresentadas ao texto que regulamenta o serviço de aplicativo de transporte, como Uber, Urban e 99. O projeto deve ser votado na próxima semana.