Saúde habilita novos leitos no Hospital Universitário de Dourados - Caarapó Online

Caarapó - MS, quinta-feira, 6 de agosto de 2020


Saúde habilita novos leitos no Hospital Universitário de Dourados

Publicado em: 26/07/2019 às 09h55

douranews

O Ministério da Saúde anunciou esta semana a habilitação da Casa da Gestante, Bebê e Puérpera e também de nove leitos para o atendimento específico em Saúde Mental no HU (Hospital Universitário) da Universidade Federal da Grande Dourados. A habilitação em saúde mental representa o atendimento a uma demanda antiga e crescente, uma vez que a macrorregião, composta por 33 municípios, não conta com outro serviço de internação nessa área.

 

“O HU já contava seis leitos destinados à psiquiatria, sendo cinco deles contratualizados com o Município, porém a estrutura existente na instituição já era suficiente para habilitar até dez leitos” comenta o superintendente interino Michel Coutinho dos Santos. Com a habilitação dos leitos, o hospital passa a contar com a destinação de recursos específicos para esse atendimento, num montante anunciado de R$ 605.891,88. O atendimento é feito de forma referenciada, via sistema de regulação.

 

Casa da Gestante

 

Para a Casa da Gestante, Bebê e Puérpera, que tem capacidade para acomodação de 20 usuários, foi anunciada a destinação de recursos na ordem de R$ 720 mil. A Casa visa a humanização, acolhimento, orientações e cuidados no atendimento a gestantes de alto risco em situação de vulnerabilidade que represente risco de descontinuidade na assistência.

 

“Muitas vezes a mulher vem de outro município e, mesmo não precisando de internação hospitalar, necessita de acompanhamento e de uma continuidade no cuidado. É uma prática de humanização da assistência e um apoio importante para a linha materno perinatal, que é a vocação do HU da UFGD”, explica Michel.