11 dicas boas para acelerar o seu Windows 10 - Caarapó Online

Caarapó - MS, sexta-feira, 23 de outubro de 2020


11 dicas boas para acelerar o seu Windows 10

O Windows 10 é mais rápido que as versões anteriores do sistema operacional da Microsoft, mas você ainda pode otimizar seu desempenho. Aprenda como fazer seu PC rodar com Windows 10 mais rápido com nossas dicas.

Publicado em: 18/05/2019 às 09h29

PC Magazine - trad. Edmir Terra

Como o hardware do PC continua a ficar mais rápido, o mesmo acontece com o software, e o Windows 10 não é exceção. Isso se aplica especialmente ao tempo de inicialização: se você atualizar do Windows 7 ou anterior, ficará surpreso com a rapidez com que sua máquina estará pronta para a ação. Mas há outros fatores de desempenho a serem considerados depois de você estar funcionando, e até mesmo a versão mais recente e mais brilhante do Windows não está imune a lentidão. Nós compilamos dez dicas, muitas das quais são permanentes no jogo de desempenho do Windows.

O problema com muitas histórias de aceleração do Windows é que eles dizem para desativar alguns dos recursos mais divertidos do sistema operacional, como animações visuais. A maioria das nossas dicas mostra maneiras de acelerar o sistema Windows 10 sem comprometer sua aparência e funcionalidade. A maioria também é gratuita, mas alguns envolvem gastar um pouco de dinheiro em software ou hardware. Para pessoas com máquinas mais antigas e de baixa potência que querem um aumento de velocidade, mas não se importam com guloseimas extras, algumas dicas no final podem aumentar o desempenho do sistema às custas de alguns efeitos visuais.

Note que você deve tomar cuidado com aqueles "Acelerar o seu PC!" anúncios de limpadores de registro, que geralmente levam ao malware. Microsoft categoricamente não suporta o uso de limpadores de registro para o Windows 10.

Algo que é recomendado é manter sua versão do sistema operacional atualizada. Isto parece talvez um pouco óbvio para incluir abaixo como um passo separado. Periodicamente, vá para a seção Windows Update do aplicativo Configurações para ver se há atualizações de segurança e confiabilidade que você deve instalar. Faça isso mesmo que você ainda não queira uma grande atualização de recursos. Você pode atrasar essas atualizações importantes na mesma seção de Configurações.

Se você tem suas próprias dicas para acelerar o Windows 10, não hesite em postar suas sugestões na seção de comentários abaixo.

1 - Executar um utilitário de ajuste

Jeffrey Wilson, da PCMag, avaliou meticulosamente os melhores utilitários de aceleração e limpeza do sistema de terceiros para o Windows 10. Ele descobriu que a maioria deles realmente aumenta o desempenho do PC, mesmo que seja apenas um modesto aumento no desempenho. Claro, existem muitos downloads maliciosos que prometem acelerar o seu PC, por isso não deixe de seguir a lista de produtos testados da Wilson. Iolo System Mechanic faz o melhor em seus testes, mas outros valem a pena olhar para a sua gama de recursos e pontos de preço.


2 - Desinstalar o Crapware


Embora a situação esteja melhorando, softwares pré-instalados instalados desnecessariamente desnecessários por fabricantes de PCs continuam sendo um problema em alguns computadores novos. Há poucos anos atrás, um PC da Lenovo que testamos tinha quase 20 programas chamados de auxiliares instalados, e estes ocasionalmente e indesejados apareceram e interromperam o que estávamos fazendo no computador. Mais recentemente, a contagem de software desnecessário pré-instalado caiu. Um novo laptop HP incluía apenas nove desses aplicativos, enquanto um modelo recente da Asus só tinha cinco. Mesmo a Microsoft não é inocente neste jogo, no entanto, incluindo alguns jogos da King e talvez algum software de realidade mista que você possa não estar interessado.

Você pode simplesmente clicar com o botão direito do mouse em qualquer bloco de aplicativo indesejado em Iniciar e escolher Desinstalar. Isto irá desinstalar imediatamente o programa. Você também pode clicar com o botão direito do mouse no botão Iniciar do logotipo do Windows e escolher os Programas e Recursos de primeira escolha. Ou simplesmente digite Programas na caixa de pesquisa Cortana ao lado do botão Iniciar.

Geralmente você pode encontrar os culpados, classificando a lista de aplicativos instalados no nome do fabricante do seu PC. Outras boas opções são classificar por Recent para ver se há algum programa que você não sabia que você instalou; ou pelo tamanho, para se livrar de itens muito grandes que você não precisa. Quando você encontrar aplicativos indesejados que não deseja, basta selecioná-los e clicar em Desinstalar. Infelizmente, você só pode remover um por vez, então reserve meia hora para esse projeto se tiver um monte de bloatware. Não se esqueça de levar o machado para os aplicativos que você instalou, mas não quer mais, e para o software que você não quer que foi instalado ao lado do software que você queria.

Tenha em mente que, com o Windows 10, existem dois tipos de aplicativos, os tradicionais da área de trabalho e os modernos aplicativos da Windows Store. Você verá os dois tipos na página Aplicativos e recursos do aplicativo Configurações modernas. Mas, para aplicativos que não são da Store, o Painel de Controle é aberto, onde você pode desinstalar os programas antigos da área de trabalho. Em qualquer um deles, você pode classificar por tamanho, data de instalação ou nome ou pesquisar por um aplicativo específico.

Um motivo pelo qual a remoção de aplicativos ajuda o desempenho é que muitos programas carregam processos no momento da inicialização e ocupam valiosos ciclos de RAM e CPU. Enquanto estiver na seção Programas e Recursos do Controle, você também pode clicar em Ativar ou Desativar Recursos do Windows e verificar a lista para ver se há algo que você não usa. pesquise como remover um Crapeware de seu PC.

3 - Limite de processos de inicialização


Como mencionado no último parágrafo, muitos programas instalam processos paralelos que são executados toda vez que você inicia seu PC, e alguns deles não são coisas que você precisa executar em seu sistema o tempo todo. Comparado com o Windows 7, no qual você precisava executar o utilitário MSCONFIG, o Windows 10 (e o Windows 8.x antes dele) oferece uma maneira mais fácil de limitar o que é executado na inicialização - a partir do gerenciador de tarefas atualizado.

A maneira mais fácil de invocar o Gerenciador de Tarefas é pressionando Ctrl-Shift-Esc. Alterne para a guia Inicialização e você verá todos os programas carregados na inicialização do Windows. A caixa de diálogo ainda tem uma coluna que mostra o impacto de inicialização para cada um. A coluna Status mostra se o programa está habilitado para ser executado na inicialização ou não. Você pode clicar com o botão direito do mouse em qualquer entrada para alterar esse status. Geralmente é bastante fácil ver coisas que você não quer correr. Por exemplo, se você nunca usa o iTunes, provavelmente não precisa executar o iTunesHelper o tempo todo.

4 - Limpe seu disco (hard-disk)


No menu Iniciar, digite Limpeza de Disco. Isso abre o confiável utilitário Disk Cleanup, que faz parte do Windows há várias gerações do sistema operacional. A Limpeza de Disco encontra lixo indesejado, como arquivos temporários, páginas da Web offline e arquivos do instalador no seu computador, e oferece a exclusão de todos eles de uma só vez. Você pode até achar que sua Lixeira está inchando com as costuras. Isso geralmente terá apenas um efeito perceptível na velocidade se a sua unidade estiver quase cheia, no entanto.

Se você não tem desfragmentação de disco agendada regularmente, configure-a na ferramenta Otimizar Unidades, que pode ser encontrada digitando seu nome na caixa de pesquisa Cortana ao lado do botão Iniciar. Note que se o seu disco principal é um SSD, então você não precisa se preocupar com a desfragmentação, já que não há partes móveis lendo o disco.

Uma maneira ainda mais recente de manter o uso do armazenamento é ativando a opção Storage Sense (veja a imagem acima). Isso libera espaço automaticamente removendo arquivos temporários e itens da Lixeira


5 - Adicionar mais memória RAM


O Windows 10 gerencia a memória com mais eficiência do que as versões anteriores do sistema operacional, mas mais memória sempre pode acelerar as operações do PC. Para muitos dispositivos Windows atuais, como os tablets Surface Pro, adicionar RAM não é uma opção. Laptops para jogos e empresas muitas vezes ainda permitem atualizações de RAM, mas isso está se tornando mais raro. Os novos ultrabooks e conversíveis mais finos são geralmente fixos. Se você ainda usa uma torre de desktop, este artigo pode mostrar como adicionar RAM. Os maiores sites de criadores de RAM (Crucial, Kingston, Corsair) oferecem localizadores de produtos que mostram qual tipo de RAM seu PC utiliza, e os preços são bastante razoáveis. com R$ 240,00 é possivel aumentar em 8 Gbytes a memória de seu PC.

 

6 - Instalar uma unidade de inicialização SSD


A inicialização do Windows não se beneficia, mas o carregamento e o uso de aplicativos exigentes, como o Adobe Photoshop, acontecem muito mais rapidamente com uma memória tipo  SSD. Os aplicativos da Windows Store podem ser facilmente movidos de um disco rígido giratório para um SSD na página "Aplicativos e recursos" das configurações.


Para a aceleração do sistema, faz sentido substituir o disco rígido de inicialização interno e, se você usar um laptop, isso também pode ser uma opção. Mas um SSD externo com uma conexão USB 3.0 também pode aumentar sua velocidade em aplicativos que usam muito armazenamento. Para obter ajuda na escolha de qual dispositivo instalar, confira o artigo da PCMag, As melhores memórias SSDs. (https://www.pcmag.com/roundup/307294/the-best-ssds)

 

7 - Verifique se há vírus e spyware (aplicativos de espinoagem)

Você pode rodar o Windows Defender embutido ou um aplicativo de terceiros para fazer isso, mas você é mais bem atendido pelo top guru de segurança do PCMag, Neil Rubenking, entre os programas de limpeza de malware, o Malwarebytes Anti-Malware - é grátis! Mas não se esqueça de usar a proteção anti-malware em andamento também. Alguns dos produtos AV têm uma pegada mais leve no desempenho do sistema do que outros, e o mais leve de todos, de acordo com Rubenking, é o Webroot SecureAnywhere AntiVirus. O Rubenking também concede ao Editor's Choices, de 4,5 estrelas, o software antivírus da Bitdefender e da Kaspersky. Veja seu resumo completo do melhor software antivírus para obter detalhes completos. (https://www.pcmag.com/roundup/256703/the-best-antivirus-protection)

 

8 - Alterar as configurações de energia para alto desempenho para otimizar a velocidade


Claro, isso não é uma boa escolha se você quiser economizar eletricidade, mas pode aumentar sua velocidade de computação. Vá ao Painel de Controle> Sistema e Segurança> Opções de Energia. A partir daqui, clique na seta suspensa à direita para "Mostrar planos adicionais" e escolha Alto desempenho.


9 - Use o Solucionador de problemas de desempenho

Abra o Painel de Controle e procure por solução de problemas. Execute as soluções de problemas em Sistema e Segurança e pode encontrar a causa raiz de sua lentidão. Para uma boa medida, percorra os outros solucionadores de problemas, incluindo Pesquisa e indexação, hardware e dispositivos e aplicativos da Windows Store. Também vá para a página Sistema e Segurança> Segurança e Manutenção do Painel de Controle antigo, clique em Manutenção e pressione Iniciar Manutenção. Isso acontece automaticamente em um cronograma, mas se você estiver com lentidão, vale a pena tentar.


Se o seu PC ainda estiver preso (travado), você pode usar a opção Fresh Start do Windows Security, mas esteja avisado que isso pode remover açlguns dos programas instalados.

10 - Alterar aparência em opções de desempenho


Você pode facilmente chegar a essa configuração digitando a aparência de ajuste no Cortana. Na caixa de diálogo, você pode usar o botão de opção na parte superior como Ajustar para obter o melhor desempenho ou selecionar quais recursos de olhos para os olhos você pode usar sem a lista longa de caixas de seleção abaixo dessas opções. Se você escolher o botão geral de melhor desempenho, perderá todos os efeitos visuais. Por exemplo, você não verá o conteúdo de uma janela que está arrastando, mas apenas um retângulo representando as bordas da janela. Manter os efeitos que você gostou verificados na caixa de diálogo é provavelmente o melhor caminho a percorrer. Você também pode acessar essa ferramenta no novo aplicativo Configurações e pesquisar "manutenção" ou "desempenho".


11 - Desativar indexação de pesquisa


Especialmente para PCs de baixa potência, a indexação de pesquisa pode consumir recursos do sistema, mesmo que temporariamente. Se você fizer muitas pesquisas, isso não será atraente para você, pois algumas pesquisas serão mais lentas. Para desativar a indexação, abra a janela Painel de controle de opções de indexação (você também pode digitar apenas índice na caixa de pesquisa do botão Iniciar e verá Opções de indexação na parte superior da lista de resultados). Clique em Modificar e desmarque os locais ou tipos de arquivo que você não deseja indexar.