Em março de 1989, o cientista da computação do CERN, Tim Berners-Lee, publicou uma proposta para uma "web" de documentos em hipertexto que poderia ser vista através de um "navegador". Três décadas depois, a internet reformulou o tecido da comunicação, o acesso global à informação e a sociedade em geral.
Qual a melhor forma de celebrar o 30º aniversário da Internet do que com uma grande festa virtual de abrangência mundial?
A World Wide Web Foundation (WWW) tem uma lista completa de festividades planejadas, começando com uma lista de palestrantes com Berners-Lee no laboratório do CERN em Genebra, Suíça, que começou no início da manhã (2h00 da manhã). Lee está indo para o Museu de Ciência de Londres para discutir como a internet mudou nossas vidas e como proteger seu futuro.
A co-fundadora da Web Foundation, Rosemary Leith, também irá liderar um evento no Centro de Capacitação de Tecnologia da Mulher em Lagos, na Nigéria (Africa), focado em criadores de tecnologia feminina e na solução de desafios sociais. Esses eventos fazem parte de uma comemoração social de 30 horas da história da web hoje e amanhã, com cada hora representando um ano diferente da internet com tweets e posts de fundadores, inventores e organizações em todo o mundo.
Você pode participar das comemorações twitando com as hashtags # Web30 e #ForTheWeb, e contribuir para a linha do tempo coordenada pelo Twitter da World Wide Web Foundation com seus próprios momentos, retrospectivamente, nas últimas três décadas da web.
Houve alguma controvérsia no passado sobre a data real do início da Internet. A proposta de Berners-Lee caiu em 1989, mas as primeiras páginas da web, hospedadas pelo CERN, não foram publicadas até agosto de 1991. Em agosto de 2016, Berners-Lee ficou um pouco irritado quando o CERN classificou o dia 23 de agosto como "Dia Internaut". embora tanto o CERN quanto o World Wide Web Consortium (W3C), fundado por Berners-Lee, concordassem que o aniversário de 25 anos da web era 12 de março de 2014.
Para o trigésimo aniversário deste ano, todos parecem estar na mesma página.
Se você está procurando uma maneira mais interativa de celebrar o início dos 30 anos da web, o CERN reconstruiu o navegador WorldWideWeb original desenvolvido em um computador Apple NeXT em 1990. Você pode ver como era abrir URLs, editar documentos de hipertexto e crie links no primeiro navegador de todos os tempos. É muito diferente de digitar palavras-chave de pesquisa na barra de endereços de um navegador moderno, para dizer o mínimo.
O CERN também publicou esta linha do tempo interativa da velha escola, mapeando a história da tecnologia web antes e depois da invenção da internet, e ampliando o caminho para a criação de sites modernos, mecanismos de busca e mídias sociais.
Assista a transmissão ao vivo do CERN das celebrações abaixo (em INGLÊS).