Como impedir que aplicativos rastreiem sua localização - Caarapó Online

Caarapó - MS, quinta-feira, 4 de março de 2021


Como impedir que aplicativos rastreiem sua localização

Como impedir que aplicativos rastreiem sua localização e fiquem depois mandando mensagens.

Publicado em: 10/12/2018 às 17h46

New York Times

Como impedir que aplicativos rastreiem sua localização


Centenas de aplicativos podem acompanhar seus movimentos e compartilhar os detalhes com anunciantes, varejistas e até mesmo fundos de hedge. Veja como limitar a espionagem.

Pelo menos 75 empresas recebem dados precisos de localização de pessoas de centenas de aplicativos cujos usuários habilitam serviços de localização para benefícios como alertas meteorológicos, segundo o New York Times. As empresas usam, armazenam ou vendem as informações para ajudar anunciantes, empresas de investimento e outros.

[Leia a investigação: seus apps sabem onde você estava na noite passada e não estão mantendo segredo]

Você pode desativar grande parte do rastreamento em seu próprio dispositivo gastando alguns minutos alterando as configurações. As informações abaixo se aplicam principalmente a pessoas nos Estados Unidos.

Como posso saber se os aplicativos estão compartilhando minha localização?



É difícil saber com certeza se as empresas de dados de localização estão rastreando seu telefone. Qualquer aplicativo que colete dados de localização pode compartilhar suas informações com outras empresas, desde que ele mencione isso em algum lugar de sua política de privacidade.

Mas a linguagem nessas políticas pode ser densa, confusa ou completamente enganosa. Os aplicativos que usam detalhes de localização para ajudar os fundos de hedge, por exemplo, informaram aos usuários que seus dados seriam usados ​​para análise de mercado - ou simplesmente para "fins comerciais".

Quais aplicativos coletam e compartilham o local?

 

Não há uma lista definitiva. Nossos testes identificaram instâncias de determinados aplicativos coletando dados de localização precisos e passando-os para outras empresas no momento. Mas os aplicativos também podem reunir e salvar os dados e não vendê-los até mais tarde - algo que os testes não detectam. Sua melhor aposta é verificar seu dispositivo para ver quais aplicativos têm permissão para obter sua localização.



Os aplicativos mais populares entre as empresas de dados são aqueles que oferecem serviços relacionados ao paradeiro das pessoas - incluindo clima, trânsito, viagens, compras e namoro - porque os usuários têm maior probabilidade de ativar os serviços de localização neles.

Como faço para parar o rastreamento de localização no iOS (iPhone 4, 5 6, 7)?


Alguns aplicativos têm configurações internas nas quais você pode indicar que não deseja que seu local seja usado para publicidade segmentada ou outros fins. Mas o método mais fácil é acessar o principal menu de privacidade do seu dispositivo.

 

 

Image
First, open Settings and select Privacy, which has a blue icon with a white hand.
Image
Então selecione o "Serviços de Localização", o qual está no topo e tem uma setinha.






Você verá uma lista de aplicativos em seu celular, com a localização que o aplicativo usa, indicada em cada um deles. Clic sobre aquele que você quer impedir de informar sua localização, selecione "Nunca (never)",  bloqueando assimo rastreio de sua localização>

I


A opção “While Using the App” garante que o aplicativo fornece a localização somente quando estiver em uso. Escolhendo "Sempre" permite que o aplicativo de a localização mesmo quando não estiver em uso.

 

Nas configurações de privacidade do dispositivo, os aplicativos fornecem breves explicações sobre como eles usarão os dados de localização. Não confie nestas descrições para informar se os dados de localização serão compartilhados ou vendidos. O Times descobriu que muitas dessas descrições estão incompletas e geralmente não mencionam que os dados serão compartilhados.

Se você quiser desabilitar totalmente o rastreamento de local, desative a configuração "Serviços de localização". Com os serviços de localização totalmente desativados, talvez você não consiga usar determinados serviços, como localizar-se em um mapa.

Se você tiver apps que não usa mais, poderá excluí-los do seu dispositivo.

 

Como faço para parar no Androide?


Estas instruções são para telefones Android recentes; O Google fornece mais instruções aqui.

 

Image

Primeiro, abra as configurações no seu telefone. Na página principal vá em "Localização e Segurança"


 

Image
On the next screen, tap Location, which can be found in the Privacy section.
Image


Na tela Location, toque sobre  (nível de permissões) “App-level permissions.”


I


Você verá uma lista de aplicativos. Desligue a localização para um aplicativo, desloque para a esquerda cada um deles.

 

 Ao contrário dos iPhones, os telefones Android não permitem restringir o acesso de um aplicativo ao seu local apenas nos momentos em que você o usa. Qualquer aplicativo no Android que tenha permissão para rastrear sua localização pode receber os dados, mesmo quando você não estiver usando. Em versões mais recentes do Android, a coleta desses dados é limitada a "algumas vezes por hora", diz o Google.

Para desativar completamente os serviços de localização, desative a opção "Usar local" nas mesmas configurações de local descritas acima. As instruções do Google estão aqui.

Se você não ativar os serviços de localização, talvez não consiga usar determinados serviços, como encontrar-se em um mapa. Se você quiser alternar periodicamente entre ativar e desativar os serviços de localização, poderá criar uma configuração rápida. Para ver suas configurações rápidas, deslize de cima para baixo na tela e toque no lápis para editá-lo.

Se você tiver apps que não usa mais, poderá excluí-los do seu telefone.

Posso excluir meus dados de localização desses bancos de dados?


O setor de dados de localização se beneficia da falta de regulamentação e pouca transparência, tornando extremamente difícil obter acesso ou excluir esses dados. Sua informação também pode ser espalhada entre muitas empresas. E a maioria armazena dados de localização anexados não ao nome ou número de telefone de uma pessoa, mas a um número de identificação, portanto, pode ser complicado identificar seus dados se você quiser excluí-los - e eles não têm obrigação de fazê-lo.

Na União Européia, as pessoas agora têm o direito legal de solicitar uma cópia dos dados que as empresas detêm sobre elas, e pedir que elas sejam apagadas. O comissário de dados britânico fornece uma explicação aqui.

O Google, um colecionador proeminente de dados de localização, permite que os usuários excluam um segmento dessas informações chamado de Histórico de Localização. Para fazer isso, vá até esta página e pressione o botão Excluir Histórico de Localização. Clique novamente quando solicitado. Você pode excluir outro segmento de dados de localização associados à sua Conta do Google fazendo login e acessando Minha atividade. Em seguida, clique em Controles de atividade e desative a Atividade na Web e de apps.